PLANILHA MUSICAL E SEUS RESPECTIVOS TEXTOS SÃO OBRAS DE MEIRE ELLEN DUARTE DE ARAUJO QUE DETÊM TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, EXCETO IMAGENS OU QUANDO APONTADO.

terça-feira, 31 de maio de 2011

E a maré baixou...


Por Meire Araujo

Após o tsunami emcima das ações do maestro Roberto Minczuk (diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira), de convocar os músicos para audições de avaliação, a OSB sai da crise e reabre testes no Rio de Janeiro, Nova York e Londres para 33 vagas.


Nos mês passado, a polêmica ganhou força na internet, e repercutir nas redes sociais de todo o Brasil e também, do mundo. No blog de um dos mais prestigiados críticos de música erudita do mundo, o inglês Norman Lebrecht foi questionado. Em seus sites, os maestros Alex Klein e John Neschling também deram seus pitacos.


Segundo o reajuste, a partir de julho, os músicos da OSB receberão um salário entre 9,3 e 11 mil reais. O maestro garante que o aumento é relevante, comparados ao que os músicos recebiam há alguns anos atrás (2,4 e 3,6 mil reais). Em contrapartida, Roberto Minczuk nega que a OSB viveu uma crise nos últimos meses: ''Tudo isso faz parte do crescimento'', revela ele a revista Bravo! do mês de maio.


Parece que a maré baixou....

Grupos da Escola de Artes do IASP interpretam músicas inéditas

Por Meire Araujo

Duas músicas inéditas foram apresentadas no IASP/ Faculdade Adventista de Hortolândia, sábado 28 de maio. Pra Sempre de Jesus de Élida Santos, interpretada pelo grupo vocal Louvor Kids, e Peça 476  de Rafael Lindemute, executada pela Orquestra Experimental do campus. Ambas as músicas tem autoria de alunos e funcionários da instituição adventista. Confira.


Peça 476 - Orquestra Experimetal do IASP


Pra Sempre de Jesus - grupo vocal Louvor Kids do IASP

Música e Arte para todos


Por Meire Araujo

Serão 19 dias, 270 artistas, 71 atividades envolvendo a música, teatro, circo, dança, artes visuais, literatura e artemídia em 88 cidades do Estado de São Paulo. A partir de 1 de junho as cidades as cidades que em geral não entram na turnê de muitos espetáculos, receberão uma programação cultural e de qualidade. "O Circuito Sesc de Artes 2011 é uma oportunidade expressiva para se concretizar a missão da instituição na democratização do acesso do mais amplo público à produção artística", declara o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda ao site do Estadão. Serão seis roteiros diferentes simultaneamente com o objetivo de gerar novas possibilidades de se ver e de se produzir arte.


Consulte a programação no site: http://circuitosescdeartes.com.br/2011/

Grandes nomes do Jazz Internacional chegam ao Brasil



Por Meire Araujo

Aos 42 anos, no auge da carreira, o californiano Joshua Redman vem ao Brasil tocar no show de abertura do BWM Jazz Festival. O final de semana dos namorados esquentará ao som deste músico que já gravou ao lado de figuras como Herbie Hancock, Yo Yo Mam Brandford Marsalis, Dianne Reeves, Rolling Stones e Stevie Wonder.


No dia 10 de junho, no Auditório Ibirapuera, Joshua se apresentará com mais dois músicos. Um trio de sax tenor, baixo e bateria. Ele que defende e vive o estilo jazzistico compartilhará o palco com vários artistas do ramo. O evento segue até o dia 12 de junho. Saiba mais sobre Joshua Redman e do BWM Jazz Festival. Acesse. http://www.bmwjazzfestival.com/

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Disciplina de artes melhora desempenho dos alunos


Por Meire Araujo

De acordo com o relatório da Fundação Ioschpe os alunos que têm contato com a disciplina de artes nas escolas, incluindo as áreas: plásticas, dança, música e cinema rendem mais nos estudos em geral. A avaliação foi realizada através do Projeto Arte na Escola em 150 escolas. "Há poucas pesquisas nesse estilo no Brasil. Conhecemos mais os estudos dos Estados Unidos, que já mostram que as aulas de artes previnem a evasão e fixam o aluno na escola", explica a presidente do Instituto Arte na Escola, Evelyn Ioshcpe a jornalista Mariana Mandelli do Jornal O Estado de S. Paulo desta segunda-feira, 30 de maio.

Ao final da reportagem, uma entrevista curta sobre o ensino de artes no Brasil. Confira:
'Arte torna os humanos mais humanos'

Mariana Mandelli - Ter aulas de artes na escola ajuda o aluno nas outras disciplinas?
Evelyn Ioshcpe - Por legislação, o ensino de artes é obrigatório no Brasil. Mas ainda temos pouquíssimas pesquisas sobre esse assunto (o impacto no desempenho) aqui. O que conhecemos se refere às pesquisas feitas nos Estados Unidos, que já diagnoticaram que as aulas de artes previnem evasão e fixam o aluno na escola. E isso é muito importante, porque a evasão escolar custa bilhões por ano aos sistemas educacionais de diversas partes do mundo.

MM - Por que estudar artes pode impactar no desempenho global do estudante?
EI - Porque as artes ajudam na organização do texto, no repertório de outros conteúdos, no raciocínio espacial, na capacidade de compreender assuntos diversos, nas habilidades de leitura e matemática, nos valores de cidadania. E também dá, ao aluno, mais comprometimento, produtividadem autoconfiança e vontade de assumir riscos. O aluno passa a comprender melhor os diferentes conceitos que existem nas mais diversas disciplinas e conteúdos que ele teve, tem e terá em sala de aula. Dessa forma, o ensino de artes pode até aumentar o interesse e o gosto pelos estudos.

MM - Em que sentido as artes trazem lições de cidadania à escola?
EI - A arte consegue trabalhar com a criatividade e a sensibilidade das crianças, despertando isso nelas. Constumo repetir uma frase que resume bem toda essa ideia: a arte torna os humanos mais humanos.

MM - Como você analisa a atual situação do ensino de artes no Brasil? Quais são os principais obstáculos?
EI - Os últimos dados sobre educação mostram que as áreas onde mais faltam professores são nas disciplinas de física e artes. É uma questão urgente. As políticas públicas precisam contemplar isso. Precismos formar mais e melhor esses professores que saem para enfrentar as salas de aula todos os anos. Eles chegam com dificuldades para lidar com os alunos e despreparados para entrar em sala.

Evelyn Berg Ioschpe é socióloga, jornalista e presidente do Instituto Arte na Escola. Envolveu-se com pesquisas e projetos voltados para educação e terceiro setor. Foi presidente do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife).





Apresentação em lanchonete emociona funcionários

Foto Meire Araujo - funcionários ganham kits do coral


Por Meire Araujo

Parados há mais de duas horas no Trevo de Mineiros, GO, grupo Tom de Vida e Coral Jovem do IASP/ Faculdade Adventista de Hortolândia cantam em lanchonete à beira da estrada.  A participação se deu após os donos do estabelecimento "Restaurante e Lanchonete Carro de Boi São Tiago" doarem o espaço físico para os coristas descansarem.

De acordo com o motorista Carlos Antônio da Silva o problema estava na embreagem de um dos ônibus. "Estamos com problemas mecânicos. A estrada está horrível, e mais para frente vamos passar pela Serra Petrovina. A embreagem em um dos ônibus deu problema. Mas já aguardamos outro ônibus que vem de uma cidade que acabamos de passar, Jataí", explica.

Enquanto aguardavam o socorro, o almoço foi improvisado no local. A diretoria do grupo juntamente com a cozinheira do estabelecimento, Wanderléia Zanon prepararam um lanche caprichado. Agradecidos "pela hospitalidade", os jovens decidiram cantar uma das músicas de seu repertório. "Tenho Esperança" de Samuel Krähenbühl emocionou os 10 funcionários presentes que ganharam kits com emblemas do Coral Jovem do IASP.

"Em 20 anos trabalhando aqui eu nunca ouvi algo como isso" fala João José da Silva. " Os donos do estabelecimento Edson Elias e sua esposa Aparecida de Oliveira comentam que a oportunidade foi única. "Que música bonita. Muito obrigado por isso", agradecem os dois. A cozinheira Wanderléia adianta que não segurou a emoção. "Eu chorei de tão lindo" conta.

O momento foi tão marcante para os funcionários daquele estabelecimento que Lucivaldo Rodrigues queria mais.  "Se vocês pudesse voltar, seria bom demais", admite o mecânico que saiu cantando trecho da música que acabara de ouvir. Para o regente e diretor do grupo, maestro Wanderson Paiva, a estada ali foi oportuna. "Esse é um dos objetivos do coral, passar nos lugares e fazer a diferença", enfatiza.

domingo, 29 de maio de 2011

Musical “A Jornada” chega ao centro-oeste do Brasil

Foto de Klema Hees - Coral se apresentando na igreja central de Cuiabá (MT)

Por Meire Araujo
Várzea Grande, Cuiabá, Poconé, Rondonópolis, Costa Rica, Goiânia, Taguatinga, Brasília e Caldas Novas. Foram 10 dias viajando por todas estas cidades do centro-oeste brasileiro. Nas últimas semanas o grupo Tom de Vida e Coral Jovem do IASP/Faculdade Adventista de Hortolândia encararam a maratona e apresentaram todas as noite o musical intitulado “A Jornada”. A turnê aconteceu entre os dias 12 e 22 de maio.
Mas o que não estava planejado aconteceu. E devido a um problema em um dos ônibus fretados, a saída em direção ao primeiro destino começou atrasada. Os coristas perderam quase 3 horas, entretanto, a empolgação permaneceu em alta.
Por causa do atraso, a apresentação na cidade de Várzea Grande (MT) foi cancelada e transferida para o dia seguinte, 14 de maio. Durante a manhã e tarde de sábado, o grupo se apresentou em Cuiabá (MT). Muitos parentes e amigos ex-alunos dos coristas estiveram acompanhando o programa.
Seguindo em direção a cidade de Poconé (MT), parada no Sítio da igreja adventista do Porto. O local com mais de três mil hectares de terra abrigou os 80 viajantes. Por causa disso, a segunda-feira 16 de maio foi tranqüila e saborosa para eles. De acordo com Isaías Mirendo, responsável pelo cardápio dos coristas no sábado anterior e também, naquele dia especial, foi uma honra cozinhar para o grupo. “Vocês merecem o melhor” fala Mirendo aos coristas. Ele que é dono de um restaurante vegetariano na cidade mato-grossense deixou seu negócio em plena segunda-feira para auxiliar a garotada.
Foto de Klema Hees - Muito entrosamento e brincadeiras no rio


Foto de Carolyn Lima - Empolgados, coristas vibram no alto da Chapada dos Guimarães (mirante)


Foto de Meire Araujo - Vista de uma das jazidas de minério desativadas

Mais não foi só moleza e diversão a viagem. A maratona foi intensa para os coristas. Poucas horas de sono, fuso horário trocado. Descarrega equipamento, monta luz, equaliza som. Foi neste pique que os coristas estiveram em todas as apresentações. Entretanto, para aliviar o trabalho, pequenas equipes foram selecionadas a cada parada.
Foto de Carolyn Lima - coristas ajudando a descarregar estrados

Em várias apresentações houve um público seleto de não adventistas. Em Goiânia por exemplo, muitos da platéia presente eram convidados de outras igrejas. Os motoristas Marcos Antônio da Silva e Denilson Sebastião Furtino assistiram ao programa e se emocionaram. “Que música mais linda”, revelam os motoristas que acompanharam o grupo durante toda a viagem.

sábado, 28 de maio de 2011

Maratona termina relax em Calda Novas (GO)

Foto de Carolyn Lima

Por Meire Araujo

Fechando a maratona de 10 dias percorrendo todo o Centro-Oeste brasileiro, o grupo Tom de Vida e Coral Jovem do IASP/ Faculdade Adventista de Hortolândia passou o último dia da tourner relaxando nas águas quentes de Caldas Novas (GO). Muito introsamento e diversão por parte dos coristas durante todo o domingo, 22 de maio.

A estada no parque aquático possibilitou um dia inteiro de descanso. Ao todo, foram mais de mil e seissentos quilometros rodados e realizadas uma apresentação por noite durante todos os dias de tourner.

O dia merecido começou cedo e terminou às 17h quando os dois ônibus voltaram para as estradas levando os 80 participantes do musical "A jornada" para o IASP.

Turnê Centro-Oeste se estende em Brasília

Foto de Carolyn Lima

Por Meire Araujo

Após oito dias em turnê pelo Centro-Oeste brasileiro, grupo Tom de Vida e Coral Jovem do IASP/ Faculdade Adventista de Hortolândia permanecem dois dias em Brasília. A capital federal da República Federativa do Brasil foi palco para as apresentações dos jovens músicos nos dias 20 e 21 de maio. Durante a sexta-feira, 20, eles passearam pelos cartões postais da cidade.

Congresso Nacional, Catedral Metropolitanda Nossa Senhora Aparecida, Esplanada dos Ministérios, Centro Poliesportivo Ayrton Senna, Palácio do Planalto e Palácio da Alvorada foram alguns dos pontos visitados. Muitas fotos e muita emoção para os coristas que pela primeira vez conheciam a cidade.


Foto de Carolyn Lima


Coristas se aventuram em meio a natureza


Por Meire Araujo

Conhecida por suas atrações ecológicas, a cidade de Costa Rica (MS) através de sua Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, transformou a capital geológica e hidrográfica no principal pólo estadual e turístico. Além de se tornar também, um dos principais parques de toda a região centro - oeste do Brasil.

Foto de Klema Hees

Na última quarta-feira, 18 de maio, integrantes do grupo Tom de Vida e Coral Jovem do IASP/ Faculdade Adventista de Hortolândia se recrearam durante todo o dia em meio a natureza. O local escolhido, Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú. Entre os esportes radicais experimentados pelos coristas, destaque para o rafting e tirolesa. 

Foto de Klema Hees


Foto de Klema Hees


Foto de Klema Hees

Conheça o local visitado pelos alunos do IASP. Acesse http://www.costaricams.com.br/

Coral Jovem canta em frente à residência presidencial de Dilma Rousseff


Por Meire Araujo

Localizado às margens do Lago Paranoá, a residência oficial de Dilma Rousseff foi contemplada pelos integrantes do Coral Jovem do IASP/ Faculdade Adventista de Hortolândia. A visita ao Palácio da Alvorada empolgou os coristas que resolveram cantar para a presidente da República na tarde de sexta, 20 de maio. Avisados que Dilma havia entrado no Palácio há poucos minutos, eles se organizaram e entoaram a música "Tenho Esperança" de Samuel Krähenbühl. A imprensa local marcou presença e registrou a performance do grupo.

De acordo com Juliana Wayand, a presidente Dilma percebeu o movimento externo e acenou aos coristas. "Eu vi. Ela ficou lá no cantinho e acenou pra gente", fala empolgada. Outro corista, Danilo Anselmo concorda com Juliana e afirma confiante. "Eu juro que vi a Dilma. Ela apareceu ali, toda de branco. Foi demais", revela animado.

Após a apresentação, os coristas que perceberam a manifestação de um ser de roupas claras dentro do palácio saudando a platéia externa, comemoraram com pulos, alegria e aplausos de agradecimento. 

TV Novo Tempo veicula apresentação de Coral Jovem do IASP em Costa Rica ( MS)


 Por Meire Araujo


A rede de televisão adventista Novo Tempo esteve presente na apresentação realizada pelo grupo Tom de Vida e Coral Jovem do IASP - Faculdade Adventista de Hortolândia no dia 18 de maio em Costa Rica (MS). Durante o musical intitulado "A jornada" autoridades da cidade sul-matogrossense e alunos da Faculdade de Educação de Costa Rica - FECRA assistiram os jovens coristas que saíram em turner pelo centro- oeste do Brasil no último dia 12.

Para a pedagoga Mercia de Oliveira o momento foi muito oportuno. "Que maravilhoso. Que grande oportunidade os alunos da FECRA e os moradores de Costa Rica tiveram esta noite. O programa foi muito emocionante, e nos fez refletir mais sobre Deus", comenta. A professora que há 10 anos ensina na instituição leciona na parte da manhã no Nucleo de Educação Especial do Estado - NUESP e de noite, nos cursos de Administração, Pedagogia e Letras da FECRA.

Já o responsável pela estada do grupo na cidade, pastor Hassani Nascimento, revela que desde o primeiro contato feito com o regente do coral as pessoas compraram a idéia. "Antes de tudo, pensamos qual seria a melhor forma de aproveitar o coral aqui na cidade, e um dos líderes da igreja pensou em atender a comunidade de Costa Rica em um lugar grande e neutro. Escolhemos então o ginásio da FECRA. Espalhamos a notícia pela cidade, nos programas de rádio, usando carros de som e convidamos os alunos de sala em sala. E valeu a pena, porque desde a primeira música as pessoas se envolveram e gostaram", conta.

Mais de 500 pessoas assistira o musical "A Jornada" que começou por volta das oito da noite. A Faculdade de Educação de Costa Rica parou suas aulas, e todos os alunos se reuniram no ginásio. "Este foi o melhor musical que já ouvi nesta cidade", fala animada Cecília Nascimento.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Clássica, nem um pouco tradicional, mas divertida!


Para quem achava impossível? Chegou a hora de conhecer o jovem artista Rudolf Budginas. Com seu jeito cômico e idéias revolucionárias, este pianista que também é maestro e compositor viaja o mundo com sua nova percepção de música. Rudolf Budginas usa o talento e criatividade na hora de fazer o que gosta.

Fácil de perceber as mudanças. Difícil de explicar as idéias musicais encontradas nas obras. Os arranjos que ele cria variam nos instrumentos e temas conhecidos de compositores eruditos como Beethoven, Bizet, Chopin, Bach e outros. Assista.


"Carmen", de Bizet


"Toccata", de Bach

Parceria célebre

Músico interpreta "Yankee Doodle" na Sala São Paulo


Conhecido e reverenciado por todo o mundo, Joshua Bell violinista norte-americano se torna o mais novo diretor artístico da Academy of St Martin. A orquestra de câmara anunciou a novidade hoje em comunicado oficial. Confira!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

"Tom Jovem" tem nova formação


Confira a nova formação do grupo vocal "Tom Jovem". Vale lembrar que todos os integrantes são estudantes do Ensino Médio do IASP - Faculdade Adventista de Hortolândia, o campus 3 do Unasp. 

Revolucionando a Filosofia da Educação Musical


"Ninguém nasce musical. Em vez disso, as pessoas nascem com capacidades de atenção, consciência e memória que as habilita a aprender a pensar musicalmente - fazer e ouvir música de forma competente, senão proficiente. A musicalidade é adquirida por meio do ensino e aprendizagem de música; não é dom nem talento. Na verdade, alguns parecem ter altos níveis de inteligência musical e alto nível de interesse em aprender a fazer/ouvir música. Esses fatores podem capacitar tais pessoas a desenvolver musicalidade e criatividade musical de forma mais profunda e abrangente que outras. Entretanto, a maioria das pessoas tem suficiente inteligência musical para obter um mínimo de nível competente de musicalidade através de um programa sistemático de educação musical".


(David Elliott, em Matéria Musical - Uma Nova Filosofia da Educação Musical/ Oxford University Press, 1995)


Palestrante, autor de cinco livros e inúmeros artigos. Dr. David Elliott também estudou música e hoje contribui com pesquisas na área da filosofia musical. Seu objetivo nos últimos anos tem sido o incentivo às novas reflexões sobre a educação musical contemporânea. 

Quem?
David J. Elliott

O que faz?
É professor de Educação Musical e Assessor de Pós-Graduação de Educação Musical no Departamento de Música e Artes Performáticas Profissões na Universidade de Nova Iorque .

Onde trabalhou?
Como palestrante já se apresentou em diversas conferências e worshops ao redor do mundo. Incluindo reuniões da Sociedade Internacional de Educação Musical.  Como músico, é compositor e arranjador de várias obras corais e instrumentais.

Produções já realizadas 
§ Elliott, D. J., and Silverman, M. (Forthcoming 2011). Music Matters: A Praxial Philosophy of Music Education, 2nd Edition. New York: Oxford University Press.
§ Elliott, D. J., and Veblen, K. K. (Eds.). (Forthcoming 2010). Community Music Today. Lanham, MD: Rowan & Littlefield. Publication.    
§  2008. Music for Citizenship: A Commentary on Paul Woodford's Democracy and Music Education: Liberalism, Ethics, and the Politics of Practice. Action, Criticism, and Theory for Music Education , Vol 7, 1: 45-73. http://act.maydaygroup.org/articles/Elliott7_1.pdf
§  2007. “Socializing” Music Education. Action, Criticism, and Theory for Music Education 6/4: 60-95. http://act.maydaygroup.org/articles/Elliott6_4.pdf
§  2007. Puerto Rico: A Site of Critical Performative Pedagogy. Action, Criticism, and Theory for Music Education , 6 (1): 2-24. http://act.maydaygroup.org/articles/Elliott6_1.pdf
§  2005. Musical Understanding, Musical Works, and Emotional Expression: Implications for Education. Educational Philosophy and Theory , 37(1): 93-103.
§  2004. 50 Years of ISME: Four Honorary Presidents. International Journal of Music Education: Research , 22: 93-101.
§  2001. Modernity, Postmodernity, and Music Education Philosophy. Research Studies in Music Education , 17: 17-41.
§  2000. Music and Affect: The Praxial View. Philosophy of Music Education Review 8(2): 79-88.
§  2000. Integration: For or Against? General Music Today 14(1): 4-8.

Conheça mais os trabalhos de David Elliott. Acesse: 


terça-feira, 24 de maio de 2011

PROGRAME-SE NO RJ




RioHarpFestival, que integra o projeto Música no Museu, já faz parte da agenda carioca e colocou a “Cidade Maravilhosa” no circuito mundial da harpa - um dos instrumentos mais antigos da história da humanidade. Durante os dias 22 a 31 de maio a 6ª edição do Festival acontece em vários cartões postais da cidade.

Cerca de 60 concertos espalhados por vários lugares do RJ como a Academia Brasileira de Letras, a Biblioteca Nacional, o Forte de Copacabana e até estações do Metrô serão realizados nesta semana. A grande atração é Claire Jones, harpista oficial da Rainha da Inglaterra que tocou no casamento do Principe William com Kate Middleton. Ela se apresenta no Museu da Favela Pavão-Pavaozinho e no Palacio da Cidade.

Além da harpista Real, se apresentam músicos de 22 países, entre eles, a japonesa Inoue Kumiko (vice-presidente do Congresso Mundial de Harpas); Les Alisées (França); Athy (Argentina); Carrol McLaughin (EUA); Rita Costanzi (Canadá); Manja Smits (Holanda); Maria Palatine (Bélgica); Tine Rehling, Mikkel Nordsoe, Ole Theil (ambos da Dinamarca) e Benjamim Creighton (Pais de Galles), que com apenas 13 anos de idade já ganhou vários prêmios e é considerado a grande revelação mundial da harpa.

A programação conta ainda com uma semana dedicada somente aos harpistas latino-americanos, como José Enrique Corredor da Colômbia e Marcela Méndez da Argentina e todos os concertos são gratuitos.
Mais informações consulte os sites:
www.musicanomuseu.com.br e www.rioharpfestival.com.br



PROGRAME-SE EM TATUÍ (SP)



A Big Band do Conservatório de Tatuí (SP) apresenta no dia 27 de maio um concerto especial. Denominado “Eruditos para Big Band”, o programa traz obras de Guerra-Peixe, Villa-Lobos, Bernstein, Stravinsky entre outros. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Procópio Ferreira a partir das 15h às 19h ou até as 21h30 do dia do evento. Estudantes e aposentados pagam R$5,00.

O programa tem coordenação de Celso Veagnoli e inicia com “Deu-se a Melódia”, de Guerra-Peixe. Durante o concerto destaque para as obras “Pelos Ares: III. Temporal” do compositor Rafael Piccolotto de Lima e “A Renascença”, de Edmundo Villani-Côrtes que terão solos de Alan Palma no Trombone.

Criada em 1975 a Big Band do Conservatório de Tatuí une professores e alunos de nível avançado com objetivos de apresentar música popular e jazz, com arranjos de alta dificuldade técnica. Atualmente o grupo instrumental segue o mesmo padrão de formação das big bands americanas populares dos anos 40. Cinco saxofones, quatro trombones, quatro trompetes, piano, contrabaixo, guitarra, bateria e percussão.  

Possui um CD gravado, já realizou apresentações em diferentes eventos e festivais por todo o Estado de São Paulo e fez, em 2005, turnê internacional no Paraguai - dentro do 1º Festival Internacional de Jazz. Acompanhe você também.

SERVIÇO
Big Band do Conservatório de Tatuí em “Eruditos para Big Band”
27 de maio - 20h30
End: Teatro Procópio Ferreira - Rua São Bento, 415
Ingressos: R$ 10 (R$ 5 idosos, estudantes e aposentados) à venda das 15h às 19h na bilheteria do teatro ou até as 21h30 do dia do evento
Informações: (15) 3205-8444

quinta-feira, 12 de maio de 2011

As aventuras de Little Einteins é uma opção atrativa para o aprendizado artístico musical de crianças

Por Meire Araujo 


A turminha mirim desvenda vários mistérios e ensina as crianças sobre música e arte. A cada episódio os amigos Quincy, Annie, June e Leo viajam em uma aventura diferente com sua nave vermelha, o foguete. Em busca de ajudar alguém ou alguma coisa, as quatro crianças usam a imaginação para ultrapassar os limites da terra, céu e mar. No episódio acima, a turminha encontra uma máquina (vitrola) que toca uma obra importante de Vivaldi. O tema Primavera das Quatro Estações se repete em todo o episódio. No início de cada aventura a turminha apresenta uma obra de arte de um pintor. No caso do vídeo acima, Van Gogh. O desenho animado é exibido no Disney Channel nos Estados Unidos, mas pode ser adquirido em DVD com tradução para vários idiomas. Os criadores da série são Eric Weiner e Lexa Hewryk.  

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Inovação e Criatividade


Por Meire Araujo

Diferente para alguns. Muito estranha para outros. Quem sabe, utilizando todos os efeitos existentes na obra, ela não vira uma trilha de filme emocionante? Ou se torna apenas um fundo musical para relaxarmos?
De qualquer forma, esta música misteriosa, incompreensível, que para muitos mais parece ruído do que tudo tem uma característica fundamental. Valoriza a inovação e a criatividade.

Por aí, esta música classificada como contemporânea tem se destacado bastante nas interpretações de um grupo Holandês chamado Ensemble Klang. Formado no ano de 2003, o grupo mistura conceitos de som, ruídos e espaço acústico. No repertório, obras de compositores renomados como Heiner Goebbels, Tom Johnson, Martijn Padding, Phill Niblock, Ter Veldhuis Jacob, Kate Moore, Jan-Bas Bollen, Oscar Bettison e Peter Adriaansz. Já nas gravações e durante atuações no palco, o grupo mistura o timbre dos instrumentos como saxofone, trombone, violoncelo, guitarra, percussão e piano com objetos alternativos. Tudo é válido. Até a voz falada e pequenos barulhos fazem parte das melodias e instrumentação. E tudo, com o objetivo de explorar estilos diversos e temas específicos que geram sentimentos e comportamentos variados no público.

O compositor alemão Heiner Goebbels por exemplo, nos últimos anos investiu pesado no grupo. Ele que nasceu no dia 17 de agosto (1952), estudou Sociologia e Música, em Frankfurt adotou durante a sua trajetória musical, um estilo notável que se mistura com inúmeros ritmos e novas tendências musicais. A partir de fontes tão variadas como a música clássica, jazz e o rock, Goebbels criou um novo jeito de compor. O músico começou cedo no ramo e compõe até hoje músicas para teatro, cinema e balé.

Outro compositor que explora o universo musical sobre a percepção cuidadosa e desafiadora do século XXI é Peter Adriaansz. Utilizando elementos do som da natureza e outros que nos rodeia, o compositor cria músicas como ondas sonoras e que exigem muita concentração na hora de ouvir.

Confira mais sobre o grupo Ensemble Klang no link:

As apresentações do grupo têm sido prestigiadas em toda a Holanda como também, nos Estados Unidos, Bélgica, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, Suíça e República Checa. Nas redes nacionais de televisão ou rádio alcançou ibope em países como Austrália e Brasil. 

terça-feira, 10 de maio de 2011

Alunos mirins dominam palco em recital

Foto - Arquivos Meire Araujo/ Alunos das professoras Marlise Garcia e Francinne Paroschi tocam no Recital

Por Meire Araujo

Se parássemos para contar na mão, faltariam dedos. Pois grande parte dos alunos que participaram do último recital promovido pela Escola de Artes do IASP/ Faculdade Adventista de Hortolândia eram crianças. Tocando sozinhos ou em grupo, eles dominaram o palco e se apresentaram confiantes no último recital do dia 09 de maio.

Os baixinhos Esther Lara, Bernardo Mariano, Bianca Campos, Gabriel Nascimento, Nathan Fonseca e Lucas Teixeira abriram o programa da noite. Interpretaram a música “Go For The Gold” de P. Keveren. Organizados no palco, a “mini banda” dividiu o espaço físico e tocou piano, teclado, violão e baixo elétrico.

Lá pelo meio do programa, outros “pequenos talentos” se destacaram. Aplausos para Isabella Ventura que tocou no piano “Fishing” de Leila Fletcher, Milena Sanches que interpretou no violão a música “Asa Branca” de L. Gonzaga e Julia Gemeinder que tocou um hino "Oh! Deus de Amor" de J. Hatton no piano.

Para os pais que acompanharam seus filhos durante o evento, este momento é muito importante. “Quando nossos filhos são pequenos, eles acabam tocando pra gente. E nessa fase, a nossa opinião é muito importante para eles. Por isso, eu e o meu marido apoiamos o Nathan. Assim ele se sente valorizado”, explica a mãe Paula Fonseca que acompanhou o filho de 6 anos. “Para mim, assistir o recital do Bernardo traz uma sensação de dever em andamento”, brinca a mãe Valéria Rodrigues que tem mais dois filhos cursando as aulas de piano na Escola de Artes do IASP.

Embora a predominância mirim tenha ganhado destaque na noite, vários jovens e adolescentes mostraram seus talentos musicais. A aluna Kátia Silvério do terceiro ano de Educação Física estuda há dois meses bateria na Escola de Artes do IASP. O sonho de criança se tornou realidade e entre ritmos e batidas contrastantes ela apresentou uma música de um compositor desconhecido intitulada “Mustang Bally”. Os pais e a irmã vieram animados prestigiar a jovem.

Acompanhados do professor Cristiano Frank no saxofone tenor, os alunos Rennan Lindemute, 18, Márcio de Paula e Giovanni Rossi, ambos 14 anos apresentaram a música “Moon River” de Henry Mancini. O clássico teve solo de Giovanni Rossi que há três anos estuda saxofone alto. Finalizando o programa, Milena Sanches, 12, Giordanno Vizotto, 15 e Larissa Santos, 14, tocaram duas peças no violão. “Coral n. 38” de J.S. Bach e “The Four Of Us” de S. Schenkel. 


Foto - Arquivos Meire Araujo/ Kátia Silvério dando um "show" na bateria


Foto - Arquivos Meire Araujo/ Milena Sanches mostrando seu talendo no violão


Foto - Arquivos Meire Araujo/ Quarteto de saxofone toca clássico de cinema













Intervalo Musical anima alunos do IASP



Por Meire Araujo

Big Band e coral Canto Livre do IASP se apresentam em intervalo da faculdade. O momento especial dedicado aos alunos já é rotineiro no IASP/ Faculdade Adventista de São Paulo, campus Hortolândia. O programa acontece uma vez por mês. Na noite de ontem, 09 de maio, as apresentações foram dividas em dois lugares. No IASPinho para atender o curso de Pedagogia e no Prédio Escolar, para atender os cursos de Educação Física, Administração de Empresas e Sistemas de Informação.

Cada grupo apresentou três músicas. No caso da Big Band do IASP a primeira música foi de Tom Jobim. “Garota de Ipanema” foi relembrada e cantada por várias alunas que se aglomeraram perto do grupo instrumental.  De acordo com a professora Selma Fonseca, também coordenadora do curso de Pedagogia do IASP, o momento especial também serviu para as mamães de plantão. “Essa homenagem é para você que se sente uma garota de Ipanema e também que comemorou ontem o dia das Mães”, fala Selma às mulheres presentes.

Daniele Silveira está no segundo ano. Para ela, o intervalo musical é motivador. “Não é qualquer instituição que oferece uma coisa dessas. A gente se sente mais valorizada”, enfatiza Daniele. Já sua amiga, a aluna Maria Souza do terceiro ano B se sentiu motivada a estudar música. “É maravilhoso ouvir essas canções. Eu até me matriculei hoje na Escola de Artes. Vou aprender a tocar aquele instrumento de cano preto”, diz Maria empolgada se referindo às aulas de clarinete que fará a partir deste mês na Escola de Artes do IASP.

Enquanto o grupo instrumental tocava para os alunos de Pedagogia no pátio do IASPinho, o coral Canto Livre participava simultaneamente no Prédio Escolar. O coral que cantou músicas do cd intitulado A nova Estação – gravado ano passado, atraiu a atenção de alunos e funcionários do IASP. “Foi muito legal. A gente fica estudando tanto que quando chega a hora do intervalo e tem música a gente se descontrai da aulas”, explica Elton Tessaro, aluno do terceiro ano de Sistemas de Informação.

domingo, 8 de maio de 2011

Músico Evangélico escolhe IASP para apresentar primogênito

Por Meire Araujo


Após ser apresentado e dedicado à Deus na igreja do IASP, Miguel Lima de apenas dois meses foi homenageado por alunos e funcionários da Escola de Artes do IASP/ Faculdade Adventista de São Paulo, campus Hortolândia. O grande coro e orquestra que interpretou uma música inédita e especial para a ocasião, emocionou os pais Rogério e Débora Lima como também, os demais parentes do bebê que vieram prestigiá-lo na manhã de sábado, 7 de maio.

A música Sorriso de Esperança foi uma parceria entre os músicos e professores da Escola de Artes onde Rogério leciona trompete atualmente. A letra e a música são do maestro Wanderson Paiva, já o arranjo vocal ficou a cargo do maestro Guilherme Schlichting, e o arranjo orquestral do maestro Samuel Krähenbühl.

De acordo com Wanderson, a idéia de compor uma canção para a apresentação do Miguel nasceu no dia em que o professor Rogério conversou com ele sobre a possibilidade do momento. “Eu fiquei com isso na cabeça durante muito tempo. Mas só consegui concluí-la na quinta-feira, 5 de maio às 1h da manhã. Então passei para o Guilherme que harmonizou as vozes e fez o arranjo vocal para o trio e o coral. Depois o Samuel cuidou do arranjo instrumental, e quando foi a noite ensaiamos com o grupo todo”, revela Wanderson.

Toda a homenagem ao garoto não terminou aí. Antes da surpresa feita pelo departamento de Música e Arte do IASP, o professor Rogério executou um hino ao filho. Acompanhado no piano pelo aluno Rafael Lindemute, ele entoou uma melodia tradicional irlandesa intitulada Lindo País no trompete. Logo depois, uma oração de dedicação foi feita a Deus e o certificado entregue aos pais do homenageado que nasceu prematuro no dia 3 de maio.

Este costume de dedicação é muito antigo. Na Bíblia temos histórias de várias crianças que eram levadas ao templo para serem dedicadas a Deus ou trazidas até aos pés do Senhor para ser apresentadas. Desde então, as igrejas evangélicas têm feito isso, uma oração de dedicação a Deus. No caso de Rogério e Débora Lima, eles escolheram a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Hortolândia, mas o casal é de Nova Odessa, SP e freqüenta a Assembléia de Deus.

“Eu não imaginava a surpresa. Foi muito lindo. Na hora foi me dando um suador...” conta Rogério emocionado. O músico que já participou em vários grupos como Kid Abelha, Banda do Faustão, Orquestra Sinfônica de Manaus, Bissanbles, Big Band Samburá, Coletivo Orquestral e tantos outros, fala que tocar na igreja é mais emocionante. “É muito mais legal e gostoso tocar aqui” admite Rogério que tocou com a Orquestra Sinfônica Jovem do IASP durante o culto. 

Semana da Arte do IASP encerra com "Sinfonia de Louvor"



Por Meire Araujo

Grupos instrumentais e vocais do IASP/ Faculdade Adventista de São Paulo se reuniram sábado, 7 de maio, para cantar no encerramento das atividades da Semana da Arte. O evento agregou a Orquestra Sinfônica Jovem, os corais Canto Livre, Jovem, Chorus Dei e os grupos mirins Louvor Teen e Louvor Kids do IASP. Uma sinfonia de louvor foi entoada pelos músicos que se dividiam entre vozes instrumentais e vocais no púlpito da igreja.

De acordo com o diretor da Escola de Artes do IASP, maestro Wanderson Paiva, a última vez que os grupos apresentaram o grande coro “Sinfonia do Louvor” foi em 2007. Ele que esteve envolvido com a mensagem do culto de encerramento da Semana da Arte no campus se baseou em textos bíblicos de Êxodo 15: 1 -21 e Apocalipse 15: 2 - 4.

“Grandes músicas nascem em grandes momentos” afirma Wanderson ao contar a história do cântico de Moisés. Para ele Moisés foi um grande poeta. “Encontramos letras de Moisés nos livros de Salmos” revela. De acordo com ele a Bíblia mostra diversas tentativas de libertação do povo de Israel do Egito e a intervenção divina para tirá-los das garras do faraó. “Houve muita música de celebração no dia que eles saíram em jornada ao deserto. Miriam, a irmã de Moisés pegava um tamborim e junto com as demais mulheres hebréias cantavam um refrão de exaltação” relata.

Ao longo do sermão Wanderson compartilhou suas experiências de quando participava do coral do estado de São Paulo e do coral Carlos Gomes. Emocionado fala que sempre procurou viver o que cantava.    
No final, Wanderson convida o público a vivenciar a letra da canção dos remidos. “Deus nos dá o tempo para decorar a letra da música que encontramos na Bíblia. Temos que vivenciar e relembrar o dia da grande libertação do povo de Israel”, enfatiza.  Consumado foi interpretado pelo Quarteto Cânticos Vocal como participação especial do programa.

Após 12 anos quarteto Cânticos Vocal retorna ao IASP

Foto - Site IASP/ Quarteto veio de Maringá, PR

Por Meire Araujo

Marcio Sampaio – I tenor, Fernando Lima – II tenor, Júlio Cezar – Baixo e Ivonil Machado, Barítono. O quarteto possui esta formação desde 2008, mas foi fundado em 1984 em Maringá, PR. No IASP eles já haviam cantado alguns anos atrás e retornaram na sexta-feira, 06 de maio para participar do culto especial da Semana da Arte promovido pela Escola de Artes do IASP/ Faculdade Adventista de São Paulo, campus Hortolândia.

Durante o programa vários sucessos da música evangélica foram interpretados pelo quarteto que já gravou 12 CDs e 4 DVDs. Entre músicas a capella e recém gravadas destaque para Jerusalém, Consumado e Heróis da Fé. Em muitos momentos a igreja interagiu cantando junto com o quarteto. “Esse é o foco da igreja. Ide por todo o mundo e pregai o evangelho. Aqui tereis aflições, mas as coisas boas estão preparadas para quem ama a Deus”, fala o fundador do quarteto Ivonil Machado.

Ao todo sete músicas foram entoadas pelo Cânticos Vocal. Entre brincadeiras, entrevistas e mensagens espirituais o quarteto compartilhou suas experiências de vida e um recado para os jovens do IASP. “Abra a palavra do Senhor. Busque-o e você terá paz e segurança”, diz Ivonil Machado se baseando no texto bíblico de Salmos 4:8. A última parte da música descreve bem as palavras do salmista.

Festivais da MPB são revividos em Recital de Canto

Foto - Site IASP/ Alunos usam técnica vocal e criatividade para reviver momentos da história da MPB

Por Meire Araujo

Além das alunas Luci Perla e Joice Leonardi que decidiram usar perucas e interpretar a música Sábia de Chico Buarque e Tom Jobim, vários alunos de canto da Escola de Artes do IASP/ Faculdade Adventista de São Paulo, campus Hortolândia, reviveram momentos da Música Popular Brasileira que foram interpretados por grandes músicos nacionais nos anos 60, 70 e 80. O recital realizado na Sala de Ensaios da Escola de Artes do IASP aconteceu na noite de quinta-feira, 05 de maio.

A trajetória dos marcantes Festivais da Record e Globo foram contados cronologicamente pela professora de canto, Carla Tosetto. Durante o programa, a história ia sendo traçada e intercalada por músicas do tempo da Ditadura. Entre professores e alunos da escola de arte e música do IASP cerca de 20 pessoas estiveram envolvidas no evento. As músicas de protesto como Pra não dizer que não falei das flores de G. André; Porto Solidão de Z. Bahia e Ginko fizeram parte do programa. Destaque para Fato Consumado de Djavan; Andaça  de D. Caymmi, E. Souto, P. Tapajós e Porta Estandarte de G. André e F. Lona que  tiveram a interação da platéia cantando, batendo palmas e participações especiais de batuques e gingas nos instrumentos de percussão.

Para a professora Carla Tosetto, o recital foi uma viagem no tempo. “Os momentos aqui serão para recordar para alguns e aprendizado para outros”, fala na abertura do programa.  O evento finalizou as atividades de músicas popular da Semana da Arte do IASP e teve o envolvimento dos professores de canto Fábio Almeida, Carla Tosetto e do professor de violão e guitarra Tiago Viana.