PLANILHA MUSICAL E SEUS RESPECTIVOS TEXTOS SÃO OBRAS DE MEIRE ELLEN DUARTE DE ARAUJO QUE DETÊM TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, EXCETO IMAGENS OU QUANDO APONTADO.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Grupo “Na Boca do Trombone” estréia no IASP

Foto - Arquivos Meire Araujo/ Apresentação no Auditório de Ensaio da Escola de Artes do IASP

Por Meire Araujo

Sete trombonistas e uma tuba. O grupo que veio da capital paulista tem participação de alunos e professores de trombone da FAMOSP, Faculdade Mozarteum de São Paulo. São jovens amigos que resolveram se juntar para fazer um programa de estudos permanente sobre instrumento de metal. As pesquisas do grupo iniciaram este ano e já renderam muitas descobertas e convites. A estréia do grupo aconteceu no dia 02 de abril durante a Semana da Arte do IASP/ Faculdade Adventista de São Paulo, campus Hortolândia.

Eles se reúnem todas as quintas-feiras na faculdade. Lá passam o dia inteiro pesquisando e aprendendo mais sobre o trombone. De acordo com Douglas Vieira, há duas escolas a serem seguidas como modelo para o estudo do instrumento. A americana a e a alemã. O que ele e seus colegas fazem é selecionar o que funciona de uma escola e outra para então montar um novo método. “Escolhemos o que dá certo em uma escola e outra para montarmos a nossa brasileira”, explica Douglas. Já Tiago de Araujo fala que este trabalho tem sido importante porque eles discutem, opinam e fazem grandes descobertas a respeito do trombone. “Nosso instrumento soa bem em conjunto. E ele é pouco explorado nas orquestras e nos grupos instrumentais. Normalmente, ele é mais usado para fazer efeitos específicos em trilhas de filmes e desenhos”, admite.

A apresentação também trouxe informações construtivas a respeito do trombone. Durante o programa o grupo exemplificou e explicou algumas técnicas e efeitos característicos do instrumento. Entre uma música e outra, eles se revezavam na regência e solos. Oito músicas foram apresentadas. Entre elas a trilha do filme E.T de Steven Spielberg em parceria com John Williams, o compositor da música.

Diferencial
O grupo “Na Boca do Trombone” que possui em sua maioria homens, também tem a participação de Aline Alcantâra. A trombonista começou a tocar aos 15 anos de idade e hoje já tem carreira solo internacional. Participou recentemente de um festival na Alemanha, cidade de Pommersfelden e hoje além de integrar no grupo participa também da Orquestra Sinfônica de Heliópolis em São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário