PLANILHA MUSICAL E SEUS RESPECTIVOS TEXTOS SÃO OBRAS DE MEIRE ELLEN DUARTE DE ARAUJO QUE DETÊM TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, EXCETO IMAGENS OU QUANDO APONTADO.

domingo, 19 de junho de 2011

Recital desvenda talentos na flauta e melhorias no desenvolvimento psicomotor

Fotos Meire Araujo/ Alunas de Flauta Transversal

Por Meire Araujo

Piano, violão, teclado, saxofone. Todos estes instrumentos foram bem representados no último recital de alunos promovidos pela Escola de Artes do IASP/ Faculdade Adventista de Hortolândia, do dia 30 de maio. Entretanto, a atenção se deu aos grupos de flauta transversal e flauta doce que se apresentaram na noite.

Garota de Ipanema  de Tom Jobim, A Roda Gigante, Marcha dos Elefantes e The Cuckoo de compositores desconhecidos foram uma das músicas interpretadas. As alunas Ana Carolina, Nathaly Vitorino, Julisy Silva e Andressa Onofre formaram um quarteto de flautas transversal e acompanhadas pelos alunos Renan Francisco, no violão e Jennifer Novaes, no piano tocaram um arranjo de Celso Bwoltzenlogel. Meio samba, meio valsa o arranjo deu uma cara nova para o bossa-nova mais conhecido do Brasil Garota de Ipanema.

Já os improvisos na bateria com a aluna Stella Rechineli incrementaram a música de Tabita kraul, na flauta doce e Joice Gemeinder, no piano. De acordo com a professora responsável Suzan Vargas o trabalho realizado com crianças como Stella precisa de um vínculo afetivo muito grande. "A Stella possui problemas de surdez e visão. Entretanto, ela ama experimentar tudo. Quando ela chegava nas nossas aulas de flauta doce, ela corria para a sala e queria experimentar tudo que via. Por isso, mudei a estratégia, e hoje, exploramos vivenciar um pouco de tudo", conta.

Formada em flauta doce pela USP a professora Suzan revela que todo som que se pode explorar dentro da sala de aula é feito. "Vamos vivenciar tudo o que for possível. Hoje, usamos vários instrumentos musicais. Também cantamos, batemos palma, brincamos de eco. Inclusive a Stella é louca por violino, e por isso, estamos fazendo um exercício excelente com as cordas deste instrumento. Através da técnica do pizzicato, a gente também trabalha a coordenação motora dela", diz.
Para os pais da Stella o desenvolvimento da filha se dá pelo contato que ela tem com a música. "Visando a parte motora e o equilíbrio percebemos de um mês para cá que a Stella tem melhorado. Coisas simples como descer e subir escada, bater palma no tempo certo é notório", explica a mãe Maristela e o pai Jobert Rechineli.

A aluna Stella Rechineli frequenta a Escola de Artes do IASP/ Faculdade Adventista de Hortolândia desde fevereiro deste ano.

Foto Arquivos Meire Araujo/ Da esq. para dir. Tabita Kraul (flatua doce), Stella Rechineli (percussão) e Joice Gemeider (piano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário