PLANILHA MUSICAL E SEUS RESPECTIVOS TEXTOS SÃO OBRAS DE MEIRE ELLEN DUARTE DE ARAUJO QUE DETÊM TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, EXCETO IMAGENS OU QUANDO APONTADO.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Inovação e Criatividade


Por Meire Araujo

Diferente para alguns. Muito estranha para outros. Quem sabe, utilizando todos os efeitos existentes na obra, ela não vira uma trilha de filme emocionante? Ou se torna apenas um fundo musical para relaxarmos?
De qualquer forma, esta música misteriosa, incompreensível, que para muitos mais parece ruído do que tudo tem uma característica fundamental. Valoriza a inovação e a criatividade.

Por aí, esta música classificada como contemporânea tem se destacado bastante nas interpretações de um grupo Holandês chamado Ensemble Klang. Formado no ano de 2003, o grupo mistura conceitos de som, ruídos e espaço acústico. No repertório, obras de compositores renomados como Heiner Goebbels, Tom Johnson, Martijn Padding, Phill Niblock, Ter Veldhuis Jacob, Kate Moore, Jan-Bas Bollen, Oscar Bettison e Peter Adriaansz. Já nas gravações e durante atuações no palco, o grupo mistura o timbre dos instrumentos como saxofone, trombone, violoncelo, guitarra, percussão e piano com objetos alternativos. Tudo é válido. Até a voz falada e pequenos barulhos fazem parte das melodias e instrumentação. E tudo, com o objetivo de explorar estilos diversos e temas específicos que geram sentimentos e comportamentos variados no público.

O compositor alemão Heiner Goebbels por exemplo, nos últimos anos investiu pesado no grupo. Ele que nasceu no dia 17 de agosto (1952), estudou Sociologia e Música, em Frankfurt adotou durante a sua trajetória musical, um estilo notável que se mistura com inúmeros ritmos e novas tendências musicais. A partir de fontes tão variadas como a música clássica, jazz e o rock, Goebbels criou um novo jeito de compor. O músico começou cedo no ramo e compõe até hoje músicas para teatro, cinema e balé.

Outro compositor que explora o universo musical sobre a percepção cuidadosa e desafiadora do século XXI é Peter Adriaansz. Utilizando elementos do som da natureza e outros que nos rodeia, o compositor cria músicas como ondas sonoras e que exigem muita concentração na hora de ouvir.

Confira mais sobre o grupo Ensemble Klang no link:

As apresentações do grupo têm sido prestigiadas em toda a Holanda como também, nos Estados Unidos, Bélgica, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, Suíça e República Checa. Nas redes nacionais de televisão ou rádio alcançou ibope em países como Austrália e Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário