PLANILHA MUSICAL E SEUS RESPECTIVOS TEXTOS SÃO OBRAS DE MEIRE ELLEN DUARTE DE ARAUJO QUE DETÊM TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, EXCETO IMAGENS OU QUANDO APONTADO.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Quarteto de Flauta doce do IASP abre Show de Talentos 2011



Por Meire Araujo

O Show de Talentos Gospel que acontece todos os anos no IASP/ Faculdade Adventista de São Paulo, campus Hortolândia, foi enriquecido com a estreia do mais novo grupo instrumental do IASP. O lançamento do Quarteto de Flauta Doce no evento promovido pela Escola de Artes do campus Hortolândia tem o objetivo de atrair mais adeptos ao estudo do instrumento. Mais de 300 pessoas assistiram a estreia que aconteceu, domingo, 01 de Maio, no Auditório Arlete Afonso.  

O grupo é formado por Renan Lindemute na flauta Baixo, Wanderson Paiva na flauta Tenor, Thatiana Iucksch na flauta Contralto e a professora responsável pelo projeto, Suzan Vargas, na flauta soprano. A família de sopros que estava bem representada no palco foi explorada pelos músicos que mostraram um pouco sobre a extensão das notas e o timbre doce e refinado do instrumento.

No repertório incluíam músicas do século 15 e 17. A primeira intitulada “Pavane - Wenn durch Leiden”de Tielman Susato é do período renascentista. Já a segunda, “Philov”, é do alemão Michael Praetorius, que também foi um grande organista, compositor e escritor. (a música pode ser acessada no vídeo acima).

História
A flauta doce é um dos instrumentos de tubo considerados e datados mais antigos do mundo. No século 15 ela começou a se desenvolveu até alcançar seu apogeu em meados do século 16. Enquanto a música renascentista (entre o século 13 e meados do século 17) tinha uma tradição vocal, a barroca datada entre o século 16 e meados do século 18 caminhava para um estilo verdadeiramente instrumental.

Em pouco tempo, as peças originais de quarteto vocal eram transcritas para quarteto de flautas doces e a partir daí, uma série de modificações e ajustes foram sendo feitos para aumentar a extensão da flauta.

Hoje, este instrumento ainda é usado e estudado para fins profissionais. A professora e Bacharel em Flauta Doce, Suzan Vargas, diz que o projeto de formar novos adeptos é justamente de tornar o instrumento mais próximo da vivência musical dos alunos. “Estamos criando pequenas turmas de estudos de flauta doce. A idéia é montar vários grupos que toquem músicas de estilos diversos", informa Suzan.

Para o diretor da Escola de Artes, Wanderson Paiva, o grupo fará mais músicas barrocas. “O objetivo é fazer mais músicas do período barroco, mas por enquanto estamos mostrando vários estilos de músicas que também são possíveis de interpretar no instrumento”, fala Paiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário