PLANILHA MUSICAL E SEUS RESPECTIVOS TEXTOS SÃO OBRAS DE MEIRE ELLEN DUARTE DE ARAUJO QUE DETÊM TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, EXCETO IMAGENS OU QUANDO APONTADO.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Disciplina de artes melhora desempenho dos alunos


Por Meire Araujo

De acordo com o relatório da Fundação Ioschpe os alunos que têm contato com a disciplina de artes nas escolas, incluindo as áreas: plásticas, dança, música e cinema rendem mais nos estudos em geral. A avaliação foi realizada através do Projeto Arte na Escola em 150 escolas. "Há poucas pesquisas nesse estilo no Brasil. Conhecemos mais os estudos dos Estados Unidos, que já mostram que as aulas de artes previnem a evasão e fixam o aluno na escola", explica a presidente do Instituto Arte na Escola, Evelyn Ioshcpe a jornalista Mariana Mandelli do Jornal O Estado de S. Paulo desta segunda-feira, 30 de maio.

Ao final da reportagem, uma entrevista curta sobre o ensino de artes no Brasil. Confira:
'Arte torna os humanos mais humanos'

Mariana Mandelli - Ter aulas de artes na escola ajuda o aluno nas outras disciplinas?
Evelyn Ioshcpe - Por legislação, o ensino de artes é obrigatório no Brasil. Mas ainda temos pouquíssimas pesquisas sobre esse assunto (o impacto no desempenho) aqui. O que conhecemos se refere às pesquisas feitas nos Estados Unidos, que já diagnoticaram que as aulas de artes previnem evasão e fixam o aluno na escola. E isso é muito importante, porque a evasão escolar custa bilhões por ano aos sistemas educacionais de diversas partes do mundo.

MM - Por que estudar artes pode impactar no desempenho global do estudante?
EI - Porque as artes ajudam na organização do texto, no repertório de outros conteúdos, no raciocínio espacial, na capacidade de compreender assuntos diversos, nas habilidades de leitura e matemática, nos valores de cidadania. E também dá, ao aluno, mais comprometimento, produtividadem autoconfiança e vontade de assumir riscos. O aluno passa a comprender melhor os diferentes conceitos que existem nas mais diversas disciplinas e conteúdos que ele teve, tem e terá em sala de aula. Dessa forma, o ensino de artes pode até aumentar o interesse e o gosto pelos estudos.

MM - Em que sentido as artes trazem lições de cidadania à escola?
EI - A arte consegue trabalhar com a criatividade e a sensibilidade das crianças, despertando isso nelas. Constumo repetir uma frase que resume bem toda essa ideia: a arte torna os humanos mais humanos.

MM - Como você analisa a atual situação do ensino de artes no Brasil? Quais são os principais obstáculos?
EI - Os últimos dados sobre educação mostram que as áreas onde mais faltam professores são nas disciplinas de física e artes. É uma questão urgente. As políticas públicas precisam contemplar isso. Precismos formar mais e melhor esses professores que saem para enfrentar as salas de aula todos os anos. Eles chegam com dificuldades para lidar com os alunos e despreparados para entrar em sala.

Evelyn Berg Ioschpe é socióloga, jornalista e presidente do Instituto Arte na Escola. Envolveu-se com pesquisas e projetos voltados para educação e terceiro setor. Foi presidente do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife).





Nenhum comentário:

Postar um comentário