PLANILHA MUSICAL E SEUS RESPECTIVOS TEXTOS SÃO OBRAS DE MEIRE ELLEN DUARTE DE ARAUJO QUE DETÊM TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, EXCETO IMAGENS OU QUANDO APONTADO.

sábado, 2 de abril de 2011

Recital homenageia centenário artístico paulista

Foto Site IASP - Professores e alunos da Escola de Artes do IASP


Por Meire Araujo

A casa de espetáculos que abriu espaço para a realização de inúmeras atrações operísticas e concertos foi homenageada na noite de ontem, 16 de março, pelos seus 100 anos de existência. A festa aconteceu no auditório da Escola de Artes do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Unasp - campus Hortolândia e reuniu cerca de 60 pessoas.


As luzes, o tapete vermelho no corredor principal, os convidados vestidos a rigor e toda exuberância da noite estavam voltados aos nove alunos da Escola de Artes do IASP. De acordo com os professores de canto Fábio Almeida, Carla Tosetto e Maria Cecília Baradel, o programa tinha como proposta premiar os alunos que se destacaram durante o ano de 2010 e também, trazer a tona um pouco da história do Teatro Municipal de São Paulo. “A idéia partiu de nós três, e tudo foi preparado com o objetivo de relembrar as grandes apresentações já ocorridas no teatro e reconhecer o esforço dos alunos no período das aulas”, relata Fábio.

No decorrer do programa as músicas eram aplaudidas pela platéia cada vez mais forte. Aileen Marián interpretou Close To You, dos compositores B. Bacharach e H. David. A aluna que se apresentou primeiro não esperava um certificado de reconhecimento e diz que gostou muito de participar. “Eu aprendi uma música nova para este recital, tive poucas semanas para ensaiar, me sinto linsojeada em estar aqui”, revela Aileen com muita satisfação.

Além das apresentações internacionais de ópera e concertos, o Teatro Municipal de São Paulo abraçou um evento marcante na história do Brasil. A Semana da Arte de 1922 que reuniu grandes nomes do modernismo brasileiro. Ao todo, foram sete dias de intensas exposições, poesia, música e palestras que propunham uma nova abordagem artística para o Brasil e o mundo. Leonardo Gubert diz que relembrou de tudo isso enquanto assistia o programa. “Estou estudando na escola a história do modernismo brasileiro, achei muito interessante saber que o Teatro Municipal de São Paulo faz parte desta história”, declara.

Umas das responsáveis pelo recital comemorativo, a professora Maria Cecília Baradel, comenta que esta iniciativa é muito importante. “O aluno precisa aprender a se portar em um evento como este. Muitos que vieram aqui hoje, nunca entraram em um teatro. É preciso que o professor prepare este aluno, para ele conhecer e se adequar a uma nova cultura. O programa de hoje mescla um pouco de informação e didática”, explica.

Lucas Lima veio empolgado assistir as amigas. Andressa Onofre juntamente com Patrícia Reis cantaram Put Your Records On, de C. Bailey. O amigo comenta sua animação na hora do show. “Eu sempre venho nos recitais instrumentais, e hoje me surpreendi. Gostei da iniciativa, me chamou muita atenção”, admite. Durante o programa ainda, as professoras Carla Tosetto e Maria Cecília Baradel fizeram uma homenagem aos alunos. Interpretaram a música Hero de M. Carey e W. Afanasieff e ao final, Maria Cecília fala da sua alegria em cantar com sua ex-aluna. “Cantar ao seu lado Carla, é o meu maior troféu”, anuncia. Maria Cecília que foi a primeira professora de canto de Carla Tosetto, emociona a ex-aluna. “Como a música mesmo diz, existe um herói dentro da gente, e cantar ao lado da Cissa hoje, é uma vitória para mim. Ela sempre será minha mestra”, compartilha Tosetto.

O Teatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes cartões postais da capital paulista. Foi inaugurado em 12 de setembro de 1911 e seu modelo arquitetônico eclético, combina os estilos Renascentista, Barroco e Arte Nova. Durante o recital intitulado “Noite de Gala no Teatro”, muitas informações e fotos sobre o aniversariante foram expostas pelo mestre de cerimônia, Ivan Zanella. O palco de marcos importantes da cultura brasileira, e também, mundial foi homenageado em grande estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário