PLANILHA MUSICAL E SEUS RESPECTIVOS TEXTOS SÃO OBRAS DE MEIRE ELLEN DUARTE DE ARAUJO QUE DETÊM TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, EXCETO IMAGENS OU QUANDO APONTADO.

sábado, 2 de abril de 2011

Acampamento fortalece amizades e reaproxima jovens de Deus

Foto Site IASP - Galera se reúne antes de começar gincana


Por Meire Araujo

Eu tenho Esperança. Este foi o tema escolhido para unir os 130 integrantes do Coral Jovem do Instituto Adventista de São Paulo, IASP, no acampamento de integração social e espiritual de 2011. Foram três dias de muita amizade, oração, gincanas, mensagens bíblicas e momentos de muita alegria e louvor.

Todo ano a diretoria social do Coral Jovem do IASP promove para o grupo um acampamento a fim de “enturmar” os calouros e veteranos. Neste ano, a programação especial aconteceu na Chácara do Abacateiro, em Cordeirópolis, interior paulista. Entre os dias 11 e 13/03 os coristas permaneceram unidos em equipes. Brasil, Itália, China, Alemanha, Estados Unidos e França foram os países escolhidos. O tema do acampamento foi traduzido para os seis idiomas desses países e cada grupo cantou em sua língua materna o hino Oh! Que Esperança!, do compositor Wayne Hooper.

O primeiro convidado a marcar presença na noite de sexta-feira, foi o pastor Felipe Tonasso. Suas palavras para o coral estavam baseadas nos textos bíblicos de S. Lucas e S. João que falam do amor ao próximo. “Ame um corista antes de cantar do amor de Deus”, pregou ele. Ao final da mensagem todos participaram da Santa Ceia. Momento de muita emoção para o calouro Jefferson Oliveira. “Eu nunca fui em uma ceia tão marcante como aqui. Eu senti um pedaço do céu”, revela.

No sábado pela manhã, a cantora Ana Caram compartilhou sua experiência de vida. “Através da voz a gente pode louvar e falar de Deus para outras pessoas”, sugeriu aos participantes. A ex-cantora de música Bossa Nova continuou dizendo que esta é a única verdade e a única forma do ser humano ser feliz. “Estou tão certa do meu caminho agora, que nada vai abalar a minha relação com Deus”, declara confiante. O diretor geral do IASP, pastor Alacy Barbosa, fala da alegria em poder ouvir Ana Caram. “Eu não sou adventista de berço e por isso, quando eu falo que algo não vale a pena, é porque não vale mesmo. Para mim, a história de Ana nos serve de inspiração”, adverte. Em seguida, a cantora recita um trecho do hino do compositor Williams Costa Jr. e logo depois começa a cantá-lo com o público dizendo “todo ser que respira louve ao Senhor”.

Mais a tarde, uma visita ao asilo sensibilizou outros coristas. Bruna Santos diz que se emocionou com o depoimento de seu Otávio Félix - um senhor de 84 anos que ficou cego quando tinha apenas 19. “Ele dizia que podia sentir o coral cantando de coração todas as músicas” conta. Outro momento marcante para os coristas foi o momento da oração. Em horas distintas um rojão era acionado. E cada vez que ele soava os jovens deveriam parar e orar. De acordo com o responsável pelo momento, professor Jair Alberto, cinco motivos foram selecionados. Missão, amigo especial, pecado acariciado, sonho de vida, por si. “Os motivos serão específicos. Então, escute o sinal, pare e ore”, explica Jair.

Durante o domingo, mais atividades envolvendo a criatividade e resistência dos jovens cantores foram realizadas. Paola de Souza gostou muito do final de semana. Mas destaca a amizade como o ponto alto do acampamento. “O que prevaleceu foi a união das equipes”, afirma. O calouro Neilson Pereira concorda com Paola. “Agradeço muito aos amigos novos que fiz. Até minha timidez foi embora”, enfatiza sorrindo. O veterano Daniel Cajazeiro, reforça o depoimento de Pereira e acrescenta ainda que a integração foi excelente. “A partir de hoje, somos uma família”, afirma animado.
Os projetos do coral para os próximos dois anos estão fundamentados nas palavras: eu tenho Esperança. E durante o acampamento os coristas ensaiaram a música Tenho Esperança, do compositor Samuel Krähenbühl. De acordo o maestro, Wanderson Paiva, esta música fará parte do repertório do novo cd e a orquestração já esta sendo feita pelo próprio Krähenbühl. “Temos o projeto da gravação de um cd este ano, e um DVD para 2012”, adianta o regente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário