PLANILHA MUSICAL E SEUS RESPECTIVOS TEXTOS SÃO OBRAS DE MEIRE ELLEN DUARTE DE ARAUJO QUE DETÊM TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, EXCETO IMAGENS OU QUANDO APONTADO.

sábado, 2 de abril de 2011

Ministério de Libras abre Semana de Oração no IASP

Foto Site IASP - Coral têm mais de 70 integrantes



Por Meire Araujo

Faça a diferença, faça um surdo feliz. Este tem sido o objetivo do Coral de Libras do Instituto Adventista de São Paulo, IASP. O grupo já existe há 5 anos e louva a Deus através da Língua de Sinais. No último dia 18 de março, o coral se apresentou na abertura da Semana de Oração do Instituto Adventista de São Paulo, IASP, e interpretou a canção Faça a Diferença 2 do compositor Daniel Salles.


Enquanto os 70 integrantes do Coral de Libras interpretavam a canção, uma equipe de teatro encenava a letra da música que dizia para cada pessoa transformar a vida de uma outra, necessitada. “Somos respostas. Somos a mão do Criador. Cheios de amor e esperança em nossa voz. Ao seu lado existem muitos que não conseguem mais sorrir. Faça a diferença, faça alguém feliz”. O momento impressionou o público e a igreja do IASP ficou em completo silêncio durante a apresentação musical.

“Nós transformamos as músicas já conhecidas em canções interpretadas usando os sinais e movimentos das mãos” diz Lucas Lima um dos integrantes. Porém, o diretor do grupo, Bruno Bazoti, argumenta que as línguas de sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, elas trazem uma mensagem para os surdos. “Nós temos uma pequena parcela de pessoas surdas aqui no campus, então fazemos também um trabalho direcionado e em parcerias com eles”, adverte. Já a integrante mais nova do grupo, Agatha Barone, sempre achou que aquilo tudo fossem apenas “mímicas”. “Eu achava tudo uma loucura. Pensava que eles brincavam de mímica. Até que um dia eu descobri que aquilo não era brincadeira, e sim um trabalho sério. Entrei para o grupo e me apaixonei”, diz a garota de apenas 9 anos.

Hoje, a Língua Brasileira de Sinais – Libras é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão de idéias e fatos às comunidades de pessoas surdas de todo o Brasil. A lei de número 10.436 foi aprovada no dia 22 de dezembro de 2005 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e está em vigor desde então. No IASP ela tem se expandido através do Coral de Libras e também do Ministério de Surdos, dirigida pela equipe do professor Welligton Magnóli.

Lucas Lima participa dos dois grupos da instituição. O aluno do segundo ano do Ensino Médio diz que esta foi a forma que encontrou para ajudar o próximo. “O IASP é o colégio da música. E se não fosse o Coral de Libras como envolveríamos os surdos daqui?”. O garoto que é intérprete de libras há 6 anos acrescenta ainda que esta foi a maneira que ele encontrou de levar a música aos que não podem ouvir. “Esta é uma forma de envolvê-los e colocá-los a participar”, explica.

Além da participação do Coral de Libras do IASP, o culto de abertura da Semana de Oração intitulada Ligados pela Cruz. Apaixonados por Jesus contou a presença de vários músicos e instrumentistas da escola. Entre alunos e funcionários do IASP, estava o orador da semana, pastor Elton Bravo cantando a música Permaneça em Mim, do compositor Fernando Rochael. Durante todas as noites este e o hino oficial da semana, Ligados pela Cruz. Apaixonados por Jesus, do compositor Wanderson Paiva serão entoados na programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário