PLANILHA MUSICAL E SEUS RESPECTIVOS TEXTOS SÃO OBRAS DE MEIRE ELLEN DUARTE DE ARAUJO QUE DETÊM TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, EXCETO IMAGENS OU QUANDO APONTADO.

sábado, 2 de abril de 2011

Semana desperta valores bíblicos em crianças

Foto arquivos Meire Araujo - Encerramento tem apresentação musical de duas turmas 

Por Meire Araujo

Cerca de 1300 alunos do jardim ao 5 ano do Instituto Adventista de São Paulo, campus Hortolândia, participaram de palestras especiais entre os dias 21 a 25 de março. Os encontros fizeram parte da Semana de Oração e reuniu os estudantes do IASPinho no auditório Arlete Afonso. Durante estes dias, um período das aulas foi reservado para as crianças aprenderem mais sobre as verdades bíblicas.

Todas as manhãs e tardes as crianças cantavam, oravam e aprendiam valores importantes como não mentir, respeitar os pais e amar ao próximo. De acordo com a palestrante da semana, a fonoaudióloga Alessandra Guedes, as capelas foram baseadas no livro de tirinhas da editora Amigos da Bíblia. Cada história que ela contava da turminha, possuía um fundo de moral baseado nos 10 mandamentos bíblicos. E para tornar a semana mais atrativa, os alunos interagiam com as histórias usando roupas e acessórios dos personagens do livro. “Eu trouxe as roupas de cada personagem e pedi para as professoras escolherem os alunos para me ajudar e interpretar as histórias”, conta Alessandra.

A turminha Amigos da Bíblia é formada por quatro pessoas. Baruque, Rebeca, Onésimo, Lucas e seus animais de estimação o cachorro Fiapo e a ovelha Peteca. Juntos, eles participam de várias aventuras. E o que a turminha mais gosta de fazer é ler a Bíblia. E este foi um dos incentivos primordiais apresentados pela palestrante durante a semana. Mas se não bastasse, outros estímulos como “cantar” foram explorados pela fonoaudióloga. O que para a Coordenadora dos 1 e 2 anos, Lídia Vaz, foi maravilhoso. “As crianças estão cantando muito animadas. Cada música apresentada aqui faz com que elas participem mais. Isso é muito importante e ajuda as crianças a interagirem na programação”, declara Lídia.

Outro momento marcante foram as mensagens musicais que cada classe ficou responsável de preparar. Todas as turmas participaram e ao final da Semana de Oração as turmas do 2 ano A e G encerraram em alto nível. Para o fechamento, a professora Miriam da Silva recorreu ao seu esposo para criar uma canção. O gerente de informática do IASP, Jair Alberto, aceitou o desafio e compôs uma melodia para a turma de 27 alunos. De acordo com ele, a música precisava ser simples e ao mesmo tempo que falasse da Bíblia, deveria ser fácil o suficiente para os alunos aprenderem rápido. “A música precisava falar de personagens conhecidos da Bíblia, mas manter idéias infantis, afinal eles são crianças. Então escrevi uma letra sobre algumas histórias e no fim enfatizei que quem havia me contado tudo aquilo era a Bíblia”, explica.

De uma forma engraçada e diferente, os alunos da professora Tatiane Gaviraghi cantaram que a Bíblia havia sido escrita especialmente para eles. A música, A Bíblia de compositor anônimo, fala das aventuras e verdades que podemos encontrar ao ler o livro sagrado. Os alunos foram acompanhados pelo grupo Fake Six. Ao som dos efeitos de beatbox (percussão vocal), um teclado e vozes harmonizadas, o grupo cantou e despertou a atenção do público.

Aldrich da Gama participou ativamente da semana. O garoto de 6 anos fala da emoção de cantar no fechamento do programa. “Eu gosto muito das histórias da Bíblia, e peço sempre para a minha mãe me contar, principalmente a de Noé. Essa é a que eu mais gosto. A música que eu cantei hoje falava disso”, diz o aluno. O diretor do IASPinho, Marcio Rocha, enfatiza que a Semana de Oração esteve centrada na Bíblia e que este é o diferencial das Escolas Adventistas. “Os valores bíblicos apresentados nesta semana ficaram gravados na mente dessas crianças. E esta é a semente que plantamos e esperamos que germine um dia”, diz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário