PLANILHA MUSICAL E SEUS RESPECTIVOS TEXTOS SÃO OBRAS DE MEIRE ELLEN DUARTE DE ARAUJO QUE DETÊM TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, EXCETO IMAGENS OU QUANDO APONTADO.

domingo, 10 de abril de 2011

IASP: composição de maestro se torna hino oficial da Igreja Adventista

Foto 1/ Site IASP - Líderes da Igreja Adventista entregam placa de reconhecimento ao maestro homenageado

Por Meire Araujo


O maestro Wanderson Paiva, atual diretor da Escola de Artes do Instituto Adventista de São Paulo, IASP, foi homenageado por líderes da Igreja Adventista do Sétimo Dia no dia 8 de abril. Na ocasião, foi entregue a ele uma placa de reconhecimento. O motivo da homenagem se dá ao voto concedido pela Associação Geral (a organização mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia) em colocar e disponibilizar a composição do maestro como hino oficial do Clube de Aventureiros para o mundo todo. A decisão aconteceu na sexta-feira, 1 de abril.

O hino que foi votado pela comissão de líderes da Igreja Adventista do Sétimo Dia já havia sido composto pelo maestro em 1995. Na época, ele era cantado pelo Clube dos Aventureiros do Instituto Adventista Paranaense, IAP, colégio situado em Maringá, PR. “Quando eu compus o hino não existia nada no Brasil sobre o Clube dos Aventureiros. A maioria dos materiais eram traduzidos do inglês para o português. Então surgiu a necessidade de criar um hino para cantar em todas as reuniões do clube”, recorda o maestro.

A partir daí o hino se tornou conhecido em cidades e estados do Paraná, até alcançar todos os Clubes de Aventureiros oficiais da Divisão Sul-Americana. “O pastor responsável pelo departamento Jovem na época era o pastor  Erton Köhler. Ele me telefonou e avisou que o hino seria gravado e estaria a disposição dos departamentos de Ministério Jovem das igrejas adventistas em toda a América do Sul”, assegura Wanderson.

Sobre o Clube de Aventureiros
O Clube de Aventureiros é um programa da Igreja Adventista do Sétimo Dia voltado para crianças de 6 a 9 anos. Todas as atividades realizadas têm um objetivo específico baseado em princípios e filosofias da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Desenvolver um caráter semelhante ao de Cristo, experimentar a alegria e a satisfação de fazer o bem, como também, fortalecer a capacidade de conviver com os outros fazem parte deste ministério. Além de auxiliar os pais a tornarem o desenvolvimento de seus filhos mais rico e significativo.

Até meados de 1970 nenhum programa como este existia na Igreja Adventista. Somente em 1975 uma Associação do Nordeste dos Estados Unidos começou a realizar programas focando o público infantil. A partir daí outras Associações ao redor do mundo foram seguindo os exemplos pioneiros. Então, no ano de 1987, a Divisão Norte-Americana convidou as Associações interessadas para estudar e oficializar um Clube de Aventureiros. Um ano depois, uma comissão se reuniu estabeleceu normas para a organização e funcionamento de um Clube.

No ano de 2006, outro hino foi criado nos Estados Unidos para o clube de Aventureiros. We are Adventures do compositor Joann Herrington. De acordo com Wanderson, este hino também foi reconhecido pela Associação Geral e adotado pela Divisão Norte-Americana. “A minha composição foi aderida entre os clubes das divisões ao longo desses anos, e por causa disso, o hino se tornou oficial na Igreja Adventista do Sétimo Dia. Mas ele nunca foi estipulado por alguém”, explica o maestro surpreso com a notícia.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia possui 13 divisões. Juntas formam a Associação Geral que representa em todo o mundo, a igreja do maestro homenageado. “Das 13 Divisões que a Igreja Adventista do Sétimo Dia possui, oito já aderiram o hino que eu fiz. As outras quatro ainda farão um estudo para decidir entre o hino brasileiro e o americano”, detalha Wanderson Paiva. Entretanto, os dois hinos estão disponíveis no site oficial do Ministério Jovem da Associação Geral e podem ser acessados através do link

Nenhum comentário:

Postar um comentário