PLANILHA MUSICAL E SEUS RESPECTIVOS TEXTOS SÃO OBRAS DE MEIRE ELLEN DUARTE DE ARAUJO QUE DETÊM TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, EXCETO IMAGENS OU QUANDO APONTADO.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Recital oferece surpresas e participações especiais

Foto arquivos Meire Araujo/ Professores de Metais da Escola de Artes

Por Meire Araujo

Embora a chuva na noite de domingo, 10 de abril, o evento promovido pela Escola de Artes do Instituto Adventista de São Paulo, IASP, começou a todo vapor. O programa especial dos professores aconteceu no auditório Arlete Afonso e reuniu aproximadamente 300 pessoas.

No palco, 15 apresentações foram realizadas. Entre uma música e outra, professores se revezavam e participavam juntos. No repertório, obras de vários compositores nacionais e internacionais. Destaque para o brasileiro Pixinguinha e o alemão Ludwing Van Beethoven que tiveram suas obras interpretadas em dois momentos na noite.

Mas o entrosamento estava garantido, também, na apresentação dos convidados especiais. Janice Pezoa Trio, formado por professores da Escola de Artes do IASP, Paulo Signori no baixo acústico e Pablo Pezoa, na bateria. O grupo que existe há quatro anos tem ainda, a presença da pianista Janice Pezoa. Na noite de atrações musicais promovidas pelos professores da Escola de Artes, o trio interpretou duas obras, sendo que uma é de composição deles. “Saltos e Canelas é uma música que faz parte do nosso primeiro cd, o álbum chama-se Nuances, e foi a Janice que fez”, afirma Pablo.

Outro momento inusitado da noite foi a perfomance do professor de trombone, Douglas Vieira. Ele que interpretou Elegy for mippy II, do compositor Leonard Bernsdtein, conseguiu prender a atenção do público. Marcando o pulso da música com a batida do pé no chão, o professor explica o porquê do efeito ao final da apresentação. “Quando o compositor indicou na partitura a batida constante da pulsação da música, através da batida do pé no chão, ele sugeria que este som simbolizasse o rabo do cachorro dele balançado. Esse efeito foi uma homenagem que o compositor fez ao cachorro que havia sido morto queimado”, esclarece Douglas.

O aluno Rafael Barbosa Silva, diz que se impressionou com o programa. “Eu gostei muito. Principalmente do Janice Pezoa Trio”, fala animado.

Com a participação inesperada dos instrumentos de “metais” na penúltima música da noite, a surpresa foi aplaudida em pé. As professoras de piano erudito Marlise Garcia e Cibele Perusso tocaram ao mesmo tempo, duas obras de Beethoven: Exodus e a 5ª sinfonia. Vestidas de pijamas e pantufas, elas instigaram a imaginação do público.

Para o final ficou o grupo de sete professores. A "Big Band" interpretou a música The Best of Wind Earth & Faire. Os solos alternados de trombone, bateria, trompete, saxofone, piano, baixo e violão levaram a platéia à vibração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário