PLANILHA MUSICAL E SEUS RESPECTIVOS TEXTOS SÃO OBRAS DE MEIRE ELLEN DUARTE DE ARAUJO QUE DETÊM TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, EXCETO IMAGENS OU QUANDO APONTADO.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Música nos hospitais

                                         

Estudos mostram que a música pode trazer algumas melhorias aos tratamentos e terapias de vários enfermos. O mais recente estudo, detalha os efeitos positivos alcançados na vida destes pacientes.

Ouvir música ajuda pacientes de câncer no tratamento contra a doença, segundo médicos norte-americanos. A revisão sistemática que chegou a essa conclusão afirma ainda que esse tipo de terapia obtém efeitos positivos em relação ao humor, à dor e à qualidade de vida de quem se submete ao tratamento.

Os pesquisadores analisaram os quadros de 1.891 pacientes em 30 experimentos distintos. Desses, 13 usaram música ao vivo, executada por terapeutas musicais devidamente treinados, e os outros 17 recorreram a gravações. A duração e a frequência dessas terapias variou bastante.

Em comparação ao tratamento convencional, houve baixa significativa nos índices de ansiedade clínica. Os resultados apontam também para melhoras na qualidade de vida, embora nenhum dado indique baixa no nível de depressão. Ainda foram registrados efeitos benéficos para a respiração e a circulação.

“Os resultados sugerem que as intervenções musicais podem ser úteis como um tratamento complementar para pessoas com câncer”, afirmou Joke Bradt, da Universidade Drexel, em Filedélfia, nos EUA. O pesquisador disse, contudo, que mais experimentos devem ser feitos para entender o impacto da música sobre o nível de estresse, pois os dados disponíveis ainda são insuficientes.

Terapia nova



(Foto: AP Photo / Petr David Josek)

A pequena Nela ouve música com fones de ouvido, no hospital Saca, na cidade eslovaca de Kosice. Os médicos usam a terapia com música para acalmar os bebês recém-nascidos que têm de ser separados das mães para fazer algum tratamento.

Fonte: Texto retirado do site G1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário