PLANILHA MUSICAL E SEUS RESPECTIVOS TEXTOS SÃO OBRAS DE MEIRE ELLEN DUARTE DE ARAUJO QUE DETÊM TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, EXCETO IMAGENS OU QUANDO APONTADO.

domingo, 7 de agosto de 2011

Coral de Libras do IASP participa de Programa Especial para Surdos

Foto/ Arquivos Meire Araujo
Por Meire Araujo


O culto especial do sábado, 6 de Agosto, reuniu deficientes auditivos de várias partes do Brasil na igreja do IASP/Faculdade Adventista de São Paulo, campus Hortolândia. Desta vez, o evento trouxe alguns representantes oficiais do Ministério de Surdos Adventistas do Brasil e do mundo. Para o louvor instrumental e vocal durante a programação, participaram ainda o Coral de Libras do IASP e professores da Escola de Artes do campus.

Vindo recentemente da Coréia do Sul (Ásia) e Kenya (África), o responsável pelo Ministério de Surdos no mundo, pastor Larry Evans, chegou ao Brasil na sexta-feira e também participou da programação juntamente com o Líder Sul-Americano de Missão Global da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pastor Edison Choque. Para Evans, que pregou sobre a Esperança que deve mover o cristão, o mundo possui hoje mais de 93 mil e 200 milhões de cidadãos com deficiência auditiva. Ao ler textos bíblicos do livro de Romanos, Evans enfatizou a missão dos cristãos. “Devemos ser luzes de esperança, independente de onde estivermos. Você pode não falar a linguagem dos surdos, mas pode falar a linguagem da gentileza, da bondade”, diz.

Os responsáveis pelo Ministério de Surdos no Brasil participaram ativamente da programação que se estendeu até a hora do almoço no campus. Cerca de 120 deficientes auditivos permaneceram e almoçaram nas dependências do IASP. Juntamente com eles, a representante dos Intérpretes Adventistas, a enfermeira Jackeline Mennon, o coordenador do Ministério de Surdos do IASP, professor Wellington Romangnolli e o coordenador do projeto online, o web design Elias Fernandes.

O tema do encontro foi baseado no texto de Apocalipse 14:6 e um dos hinos interpretados pelo Coral de Libras falava da mesma esperança. Após o culto especial na igreja do IASP, os organizadores do evento se reuniram com os deficientes auditivos no auditório do Ensino Superior e estudaram a lição da Escola Sabatina.

Para quem não sabe, a lição da Escola Sabatina em linguagem própria para surdos é postada na Internet desde 2008 e o coordenador do projeto é o web design Elias Fernandes, e ele também esteve presente no culto especial.

Se você gostou do Ministério desenvolvido em prol dos surdos, leia as 10 sugestões abaixo e ajude a dar continuidade neste trabalho:

1. Cumprimente os surdos com sorriso ou um aperto de mão. Os surdos são visuais.

2. Chame atenção do surdo com um aceno ou toque em seu ombro.

3. Não grite e nem altere o tom da voz. Fale e olhe com naturalidade.

4. Reserve os bancos da frente da igreja. Os surdos precisam de concentração.

5. Não passe entre o intérprete e os surdos. Lembre-se que a comunicação é visual e não sonora.

6. Evite colocar atrás do intérprete objetos que desviem a atenção (enfeites, luzes, instrumentos).

7. Não desligue as luzes da igreja, sem que haja para o intérprete um foco luminoso auxiliar.

8. Convide os surdos para participarem dos cultos, como plataforma, oração, cultos jovens.

9. Aprenda LIBRAS, a Linguagem Brasileira de Sinais.
10. Ore pelo Ministério dos Surdos em sua igreja, comunidade, país e mundo.

Agora, se você deseja saber mais sobre este ministério acesse também o link http://www.surdosadventistas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário