PLANILHA MUSICAL E SEUS RESPECTIVOS TEXTOS SÃO OBRAS DE MEIRE ELLEN DUARTE DE ARAUJO QUE DETÊM TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, EXCETO IMAGENS OU QUANDO APONTADO.

domingo, 31 de julho de 2011

Foram apenas quatro As Estações

Por Meire Araujo

Vindo de uma família pobre e malconceituada, Antônio Vivaldi tornou-se uma sacerdote para obter status. Mais um gênio da música clássica que estruturou a forma do concerto grosso, descoberto até então, pelo compositor Corelli.



Em sua carreira profissional Vivaldi se dedicou por 30 anos a uma fundação de meninas órfãs chamada Ospedale della Pietá. Ali ele desempenhou a função de professor, maestro e diretor da instituição.


Entre sua obras encontramos 44 cópias; 23 sinfonias; 46 concertos grossos; 72 sonatas; 447 concertos solistas para diversos instrumentos e inúmeras obras religiosas, cantatas e árias. Porém, As Quatro Estações - Primavera, Verão, Outono e Inverno se tornou a mais conhecida e popularizada em todo o mundo.


No ano de 1723 foram criados 12 séries de concertos para violinos. Entretanto, As Quatro Estações pertecem aos quatro pirmeiros movimentos deste número de Vivaldi (opus 8). Bem caracterizado pelo estilo barroco que possue uma estrutura (rápido-lento-rápido). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário