PLANILHA MUSICAL E SEUS RESPECTIVOS TEXTOS SÃO OBRAS DE MEIRE ELLEN DUARTE DE ARAUJO QUE DETÊM TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, EXCETO IMAGENS OU QUANDO APONTADO.

domingo, 31 de julho de 2011

Série Compositores/Teoristas do século XX

2. Erik Satie (1866-1925)


Quem: compositor francês. Atuou na França.
Contruibuição Musical: ousadias hamônicas vão para 7as e 9as. Não resolutas e uma revivificação de modos eclesiásticos. Trabalhou hamonias novas, como acrodes de 2as, 4as, 5as e 7as.
Principais Composições: Parade; Mercure; Relâche; Messe dês Pauvress; Socrate; Elégie; Chomjsom; Salut Drapeau; 3 Morceaux em forme de poire; Em Habit de Cheval; Fantasie-Valse; Gymnopédies; Gnossiennes; Lê Piége de Médise.

Série Compositores/Teoristas do século XX

Fique por dentro e conheça mais os compositores do século XX - Uma pesquisa feita nos periódicos abaixo:

ALBERT, Montserrat. A Música contemporânea. Rio de Janeiro. Ed. Savalt, 1979.

MARIZ, Vasco. Dicionário Biográfico Musical: compositores, intérprestes e musicólogos. Vasco Mariz. Rio de Janeiro, 1985.

1. Leos Janacek (1854-1928)



Quem: compositor Tcheco. Atuou em Brno e Praga. 
Contruibuição Musical: Motivos fortemente caracterizados. Arranjos de música folclórica. Óperas com diversidades de temas e muitas peças de câmara que possuem sentimentos altamente carregados pelo ostinato e brilhante excentricidade.
Principais Composições: Sárka; O começo de um Romance; Jenufa; Destino; As Excursões do Sr. Broucek; Katya Kabanova; A Raposinha Esperta; O Caso Makropulos; Da Casa dos Mortos; Missa Glagolítica; Danças Hachiancas; Inveja; O Filho do Violinista; Taras Bulba; O Danúbio; Conto de Fadas; Cartas Íntimas; Juventude; Na Neblina.


Foram apenas quatro As Estações

Por Meire Araujo

Vindo de uma família pobre e malconceituada, Antônio Vivaldi tornou-se uma sacerdote para obter status. Mais um gênio da música clássica que estruturou a forma do concerto grosso, descoberto até então, pelo compositor Corelli.



Em sua carreira profissional Vivaldi se dedicou por 30 anos a uma fundação de meninas órfãs chamada Ospedale della Pietá. Ali ele desempenhou a função de professor, maestro e diretor da instituição.


Entre sua obras encontramos 44 cópias; 23 sinfonias; 46 concertos grossos; 72 sonatas; 447 concertos solistas para diversos instrumentos e inúmeras obras religiosas, cantatas e árias. Porém, As Quatro Estações - Primavera, Verão, Outono e Inverno se tornou a mais conhecida e popularizada em todo o mundo.


No ano de 1723 foram criados 12 séries de concertos para violinos. Entretanto, As Quatro Estações pertecem aos quatro pirmeiros movimentos deste número de Vivaldi (opus 8). Bem caracterizado pelo estilo barroco que possue uma estrutura (rápido-lento-rápido). 

Haendel e sua explosão de artifícios


Por Meire Araujo

Com o sucesso da Música Aquática, George Friedrich Haendel aceitou outra encomenda feita pelo rei da Inglaterra. Época, início do século XVIII. Ocasião, fim da guerra de Sucessão Austríaca, comemoração ao tratado de pas de Aix-Le-Chapelle. Esta seria a estreia da Música para Fogos de Artifícios Reais. Ela havia sido solicitada para o momento da queima de fogos. Ano, 1749. Lugar, jardinhs reais de Auxvall - Londres.

Para enriquecer mais a desenvoltura da obra, Haendel fez-se a utilização de um conjunto de instrumentos. Trompetes, trombones, trompas de caça, percussão, fagotes e oboés. Nada muito diferente de sua última-recente composição - Música Aquática, que reuniu cerca de 50 instrumentistas.

A suíte Música para Fogos de Artifício Reais tem forma binária. Possue duas seções chamadas A e B que são encontradas em danças típicas da suíte barroca, como Minueto ou a Sarabanda. Ao término das seções há um ritornello (repetição do trecho musical já executado) feito com um número maior de instrumentos orquestrais. Na estrutura lento-rápido-lento-rápido.

Bibliografia:
CHAIM, Ibrahim Abrahão. A Música Erudita, Da Idade Média ao século XX. Letras e Letras, São Paulo, 1998.

SADIE, Stanley. Dicionário Grove de Música - Edição concisa. Jorge Zahar Editor: Rio de Janeiro, 1994.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Do pó ao pó – uma mistura de talento, fama, ego frágil e vícios

Por Meire Araujo

Fim trágico para mais uma celebridade da música Pop. Amy Winehouse. Tão nova. Tão talentosa. Tão prestigiada. Mais será que sua fama durará? Foram dois álbuns gravados, muitas influências negativas passadas e uma infinidade de fãs que a cantora de apenas 27 anos deixou.

Despreocupada com a repercussão de sua imagem na mídia, Amy vivia de acordo com o seu estilo próprio e conturbado. Nunca se preocupou com o que “os outros achavam”. Era simpática quando achava necessário, escancarava seus vícios e atitudes para todos verem, colocava sua vida em canções como “Rehab”, “Back to Black” e não parecia nada feliz.

Embora a cantora tenha influenciado uma geração inteira deste século, e dado uma cara nova para a música soul e artistas como Adele, Mayer Hawthorne, Duffy, Janelle Monáe e porque não, as cantoras Beyoncé e Madonna, hoje, tudo o que resta são as homenagens que os fãs fazem.

Agora, se a fama continuará nos discos e homenagens póstumas isso é outra história.

Em gênesis 3:19 encontramos o seguinte verso. “Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes a terra, porque dela fostes formado; pois é pó, e ao pó tornarás”.

Isto é bíblico. Ao pó voltaremos e nada levaremos. Fico pensando. Que influências estou eu passando ao meu próximo? Seja correto, simples e ético nas suas atitudes. Siga os conselhos de Deus e viva feliz!

PROGRAME-SE NO RJ


O Theatro Municipal traz a orquestra suíça Camerata Bern e a soprano Angelika Kirchschlager.

A Camerata Bern é formada por alunos do conservatório de Bern, acompanhados de um cravista. Sua sólida formação musical já lançou nomes como Heinz Holliger, Andreas Schiff e Vadim Repin.

Angelika Kirchschlager possui uma vasta variedade na voz e é conhecido por suas interpretações de Strauss e Mozart.
No repertório do programa, obras de Wettstein, Händel, Vivaldi e Schubert

Para conhecer mais do orquestra, acesse http://www.cameratabern.ch/


terça-feira, 26 de julho de 2011

Música utilizando sons magnéticos hospitalares


Duas compositoras britânicas criaram música a partir do som emitido pela máquina de exames de ressonância magnética. Após um exame de ressonância magnética que a musicista Mira Calix fez, surgiu a idéia de juntar em suas composições sons acústicos e eletrônicos.

Na instalação em Londres, os convocados para a parte acústica foram os músicos da Orquestra Aurora que tocaram em uma formação de quarteto de cordas. Anna Meredith, a outra compositora da música, conta que nunca fez um exame destes e se surpreendeu com a ideia.

Tocando sob a água


Um palco foi especialmente montado em uma piscina na cidade britânica de Leeds para receber a Orquestra Sinfônica de West Yorkshire, que se apresentou ao lado dos banhistas que frequentam o local.

Funcionários munidos de óculos de mergulho e boa capacidade de prender a respiração montaram no meio da piscina um palco capaz de comportar 20 músicos e seus instrumentos.


A resposta dos banhistas de Leeds tem sido altamente positiva, já que eles têm apreciado a oportunidade de nadar e se refrescar com uma bela trilha sonora ao fundo.

Com um repertório composto por nomes como Beethoveen, Brahms e Drovak, a orquestra fundada em 2003 visa ampliar a público da música clássica, ao se apresentar em locais inusitados e para um público que não costuma comparecer a salas de espetáculos.

Fonte: Texto retirado do site ultimosegundo.ig.com.br

Um hotel musical



Música e hospedagem confortável andam juntas no novo empreendimento hoteleiro de Berlim. O Nhow Berlin é o primeiro hotel musical, com a intenção de reunir amantes da música do mundo todo.

Dentro do hotel, os hóspedes encontrarão um estúdio panorâmico com uma vista incrível da cidade de Berlim, para o rio Spree. O ambiente foi desenvolvido em parceria com os estúdios Berlin Hansa – Studios.

Além dos eventos constantes como festas, shows e DJ sessions, outros detalhes chamarão a atenção de quem passar por lá: o projeto arquitetônico assinado por Sergei Tchoban e o design de interiores de Karim Rashid. Este último é o que garante o visual ultra colorido dos ambientes, no seu estilo já tão conhecido. Excelente maneira de estimular a criatividade dos músicos pelas cores e apelo visual.

Para reservar sua estadia na próxima ida à Alemanha, ou conhecer melhor o espaço, basta acessar o site do local: http://www.nhow-hotels.com/berlin/en/

Fonte: Texto retirado do site aquariusfresh.com.br

segunda-feira, 25 de julho de 2011

PROGRAME-SE EM TATUÍ - SP

Ei.. você? Já toca algum instrumento de cordas? Hum.. quem sabe não toque, mas aprecia um quarteto de cordas? Sendo estudante de música ou apenas um curioso, aventureiro deste campo instrumental não perca a data de inscrição para o 4º Encontro Internacional de Cordas & XVII RICE – International Cello Encounter que acontece em Tatuí no mês de agosto.

As inscrições foram estendidas até o dia 27 de julho, então dá tempo. O evento tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Conservatório de Tatuí. No programa, atividades nos intrumentos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo e também, prática de conjunto.
 
Programação

A programação do evento está disponível no site www.conservatoriodetatui.org.br/ecordas  Entre os professores que irão ministrar masterclasses e workshops estão os consagrados músicos Haroutune Bedelian, Emerson de Biaggi, David Chew, Marco Delestre, Cármelo de Los Santos, Elisa Fukuda, Lorna Grifitt, Lars Hoefs e Gerald Robins.

Além das atividades pedagógicas a programação contempla diversos recitais e concertos. A abertura do evento será no dia 3 de agosto.
RICE

O Conservatório de Tatuí é a única instituição fora do Rio de Janeiro a receber atividades do RICE - Rio International Cello Encounter, que acontece há 17 anos. De bolsistas selecionados na cidade de Tatuí enviados à Capital, o evento passou a promover masterclasses em Tatuí e, há quatro anos, também realiza apresentações locais.

O RICE tem organização do inglês David Chew, que idealizou o primeiro encontro de violoncelos gratuito do mundo em 1994, ano em que ele teve conhecimento da história vivida por seu colega de instrumento Vedran Smailovic. Integrante da Orquestra da Ópera de Sarajevo, ele testemunhou a morte de 22 pessoas vítimas de uma explosão durante a guerra na Bósnia e decidiu usar sua música em prol da paz, tocando nas ruas de Sarajevo, durante 22 dias seguidos, em homenagem aos mortos.

Com o objetivo de promover a integração social no Rio de Janeiro usando a música e o violoncelo como principal instrumento, Chew localizou Smailovic e fez o convite para que viesse se apresentar no Brasil. Aos dois juntaram-se mais alguns colegas de orquestras estrangeiras e, então, foi criada a primeira edição do RICE, uma homenagem de Chew ao maestro carioca Heitor Villa-Lobos, que escreveu para o violoncelo algumas de suas melhores composições e cuja obra atraiu o violoncelista inglês para o Brasil, em 1981.

Embora tenha sido criado inicialmente como um encontro de violoncelistas de todo o mundo, o evento recebe hoje virtuoses em outros instrumentos como piano, violino, flauta, saxofone e violão. Desde sua primeira edição, em 1994, o encontro já realizou mais de 500 concertos e 300 horas de masterclasses, reunindo cerca de 1000 músicos, 500 estudantes e jovens músicos e um público estimado em mais de 200 mil pessoas.

SERVIÇO

4º Encontro Internacional de Cordas
RICE – Rio International Cello Encounter – Tatuí
3 a 7 de Agosto
Inscrições até 27 de julho
Taxa de Inscrição: R$ 20
Informações: 15 3205-8444



domingo, 17 de julho de 2011

De dentro para fora



Um jeito diferente de observar as vibrações das cordas de um violão olhando de dentro dele. O efeito é percebido graças ao Rolling Shutter que traduzindo é o "material obturador" um mecanismo encontrado em várias cameras digitais e aparelhos como o iphone 4. Através dos sensores CMOS (Complemetary Metal Oxide Semiconductor) podemos ter imagens como estas.

Bem criativo e tecnológico, não acham?

Para os músicos artistas de plantão...

Foto/ kelcesacra.blogspot.com

A empresa norte-ameriana ONErpm (ONE Revolution People’s Music) lançou a ferramenta que distribui música para usuários da rede social. O novo aplicativo, que é integrado ao Facebook, facilitará a compra e divulgação de músicas. Estima-se mais de 680 milhões de compradores em potencial.

Quem quiser usar a ferramenta, terá que permitir o acesso às informações de seu perfil e utilizá-lo como cadastro para poder fazer as compras. Após algum tempo, o próprio aplicativo poderá sugerir artistas e conteúdo, de acordo com o gosto do cliente.

Já os artistas, selos e gravadoras que quiserem divulgar seu material farão isso a partir do site da Onerpm, por onde será realizado o compartilhamento. Essas músicas serão colocadas no catálogo disponível no Facebook.

A ideia é que a divulgação seja ampliada já que, para ouvir uma determinada faixa, o usuário deverá clicar em "curtir" primeiro, de forma que aquilo vai aparecer no mural dele e será visto pelos seus amigos.

O comércio será efetuado em diversas moedas. Em real, o custo varia entre R$ 0,79 (singles) e R$ 7,99 (álbuns), sendo que o artista que divulga seu trabalho tem a possibilidade de oferecê-lo de graça, em troca de um endereço de e-mail que aumenta seu poder de espalhar aquilo que produz.

Acesse: https://www.onerpm.com/#/about/fb_app_how 

Fonte: Correio do Estado

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Música para os enfermos - uma iniciativa que dá certo!



Desde o início de abril, os pacientes internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Policlínica Pato Branco estão desfrutando de uma boa novidade. Dois músicos que integram o projeto Orquestração, mantido pela Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria de Ação Social e Cidadania, percorrem os quartos dos postos 4 e 6 executando obras clássicas e eruditas para os acamados, seus acompanhantes e profissionais de saúde.

A Orquestração na Policlínica é resultado da parceria entre o hospital e a municipalidade e ocorre a cada 15 dias (nas quartas-feiras), das 16h às 17h, com apresentações na Brinquedoteca "O Fantástico Mundo de Poli" também.

Renan Soter e Fabiano Rodrigo Batista, respectivamente instrutores de violino e violoncelo do projeto Orquestração, são os músicos responsáveis por levar alegria e momentos de descontração aos pacientes do SUS. Antes de a iniciativa acontecer, eles receberam instruções de como agir no hospital.

A enfermeira Marzi Molinete, chefe do Serviço de Controle e Infecção Hospitalar (SCIH), orientou sobre os cuidados com higiene e as coordenadoras dos projetos sociais da Policlínica, a terapeuta ocupacional Karina Amadori e a assistente social Ludiana Campos Kempfer, informaram sobre os procedimentos para as visitas nos leitos, as rotinas hospitalares e questões éticas. "Nossos objetivos são divulgar a música de qualidade e também dar ênfase aos nossos projetos e seus aspectos socializadores", conta Ludiana Kempfer.

Para a secretária de Ação Social e Cidadania, Neuza Amadori Viganó, a música pode ser uma forma de elevar a autoestima das pessoas que se encontram em tratamento. "É muito bom poder levar música aos pacientes e, com isso, ajudar numa fase delicada que é o momento da doença", destaca. A primeira apresentação do Orquestração na Policlínica, no dia 6 de abril, teve músicas barrocas, com obras de Johann Sebastian Bach.



Levando os jovens a amar mais a música sacra


Amazonense. Filha de pastor. Rute Costa começou a tocar piano a partir dos oito anos de idade. Talentosa, foi convidada aos 11 anos para tocar em uma formatura. A peça escolhida, O Guarani do compositor Carlos Gomes. Na época, o pai da menina, lembra que ela executou de cor todas as dez páginas da obra.

Em entrevista ao programa Perfil Musical, a professora e pianista Rute Costa conta sua trajetória musical que foi basicamente a frente de corais infantis. São muitas produções já gravadas desde 1968 até hoje e pessoas que participaram desta emocionante história.

Confira. A missão de uma professora que resolveu manter viva a música vocal sacra em crianças e adolescentes até a fase adulta.  

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Alimento não só para alma, mas para o estômago agora

Brincar com a comida deu uma nova dimensão de arte para alguns músicos vienenses. Agora a cenoura, o repolho e por que não as abóboras viraram instrumentos musicais. Os instrumentos são feitos pelos músicos a cada apresentação.


A Orquestra de Vegetais (www.vegetableorchestra.org) é composto por 13 jovens criativos que adoram experimentar elementos novos em seu repertório. Neste ano de 2011, a orquestra estará em turnê com seu novo cd chamado "Onionoise", que tem até uma faixa chamada “Brazil”.

A idéia de transformar cenouras em flautas, abóboras em tambores e explorar toda a sonoridade dos vegetais surgiu em Viena. Agora, estes músicos fazem shows por todo o mundo e o público além de se deliciar com o concerto, ainda recebe uma sopa de vegetais produzida com o que não foi usado na confecção dos instrumentos.

Gostou? Então aproveite a idéia e tente construir um instrumento com a beterraba ou o pepino que estão parados lá na sua geladeira.


Ópera para todos!


Filarmônica de Viena se apresenta no "Ópera de Viena" e envolve público com palmas

Um dos teatros mais famosos e prestigiados do mundo todo completou em maio 140 anos. A festa continua até o mês de outubro com espetáculos grandiosos fora e dentro do teatro. A instalação de uma tela gigante na praça em frente deste teatro, permitirá a transmissão ao vivo dos concertos apresentados em seu interior.

A "Ópera de Viena" já conhecida e contemplada por muitos turistas de viena e amantes da música clássica oferece concertos de vários estilos. De acordo com o diretor Ioan Holender, a novidade tecnológica fará com que as pessoas, os turistas e os vienenses se interessem pela ópera, mesmo se não forem fãs deste gênero musical.

Boa sugestão

Para quem gosta de voltar ao tempo, a cidade de Viena possui a Orquestra Mozart de Viena que utiliza trajes históricos, perucas, e tudo o que for necessário para criar uma atmosfera espercial e autêntica da época barroca. Conheça mais. Acesse e programe-se para desfrutar destes espetáculos http://www.mozart.co.at/index_en.htm

O diferencial

Na Alemanha, a Ópera de Munique organiza regularmente eventos chamados "Opera para todos" com a transmissão ao vivo das peças apresentadas em uma tela gigante durante o festival de verão. A Ópera de Viena, no entanto, será a primeira a organizar este tipo de "espetáculo" de maneira "semi-permanente", com cerca de 60 peças retransmitidas gratuitamente em cada temporada, segundo o diretor. Esta nova experiência, com a tela gigante, será inaugurada no domingo 24 de maio com a ópera "Werther" de Jules Massenet.

Multa para quem usar celular em concertos. Será que a moda pega?

Entrevista feita pela rádio BBC - conversas sobre composição, regência e 75 anos de vivência

O maestro britânico Peter Maxwell Davies, que também é mestre de música da rainha Elizabeth, sugeriu multar os donos de telefones celulares que esquecem os aparelhos ligados e deixam tocando durante os concertos.

Davies afirmou à BBC que o problema se tornou tão comum que é "uma praga". "Eu adoraria que as pessoas fossem multadas - e que o dinheiro das multas fosse revertido ao Fundo Benevolente para Músicos", disse ele à BBC.

Davies disse que ficou "seriamente incomodado" quando dois concertos aos quais assistiu recentemente foram interrompidos por toques de celulares.

Não é a primeira vez em que figuras de destaque das artes britânicas falaram sobre esse assunto. Em 2005, o ator Richard Griffiths expulsou uma mulher do teatro no West End londrino onde ele atuava em "Heroes" quando o celular dela tocou pela terceira vez durante a apresentação da peça.

Se a moda pegar, atitudes como esta não serão mais necessárias... ufa!

domingo, 10 de julho de 2011

Prêmio da Música Brasileira tem vigésima segunda edição

Foto: Gil Ferreira/ Artistas sobem ao palcoe e homenageiam o compositor falecido Noel Rosa.

O tributo a Noel Rosa aconteceu na última quarta-feira, 6 de junho no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Artistas e cantores da música popular brasileira subiram ao palco e interpretaram canções do sambista. O Prêmio da Música Brasileira já está em sua vigésima segunda edição sob coordenação de José Maurício Machline.

Acompanhe a entrevista no Programa do Jô Soares com o idealizador do Prêmio da Música Brasileira.




E logo abaixo o link da reportagem mostrando a premiação dos melhores da música brasileira.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

A gravidade vista por outros olhos


Por Meire Araujo

Serão eles os concorrentes do Blue Man Group, Stomp, e o Cirque du Soleil? Ou apenas alguns jovens talentosos que testaram a sorte no maior programa de caça talentos de Nova York?



Bem, eu diria ainda que podem ser estudantes de teatro, ou amigos que experimentam a carreira musical pelo mundo a fora...

Independente disso,  com ou sem os meus palpites, os 13 garotos que vemos aí fazem parte de um grupo chamado Figthing Gravity. Eles na verdade, estudam Engenharia e Administração e descobriram um jeito criativo de chamar atenção de muita gente.




A combinação de luzes, cores mais os efeitos causados pelo gingado do corpo e performance do grupo se entrelaçam no palco e tornam o show mais vibrante.


Não foi a toa que eles ganharam a atenção mundial no ano passado quando participaram do programa America’s got talent – NY, que é veiculado pela NBC – TV dos Estados Unidos. Após sua aparição na quinta temporada do programa, eles se tornaram “a sensação da internet”.


E desde então, os membros do Figthing Gravity trabalham e tentam expandir o seu repertório, além de explorar novos elementos e continuar abrindo o caminho para o teatro de luz negra e por que não, para novas idéias e truques de ilusão que desafiam a gravidade?



Conheça mais do grupo. Acesse http://www.fightingravity.com/

terça-feira, 5 de julho de 2011

Professores e alunos do IASP gravam clipe gospel



Por Meire Araujo


Alunos e professores da Escola de Artes do IASP/ Faculdade Adventista de Hortolândia participaram da gravação do clipe da cantora gospel Beatriz Castro.

A produção audiovisual teve direção de Ricardo Garcia Marques e produção de Marcos Nascimento. Já a música gravada “Pra te Servir” é do compositor Sebastião Junior – produtor oficial do CD que em breve será lançado no país.

O clipe foi realizado em São Paulo, no dia 07 de junho em umas das lojas mais conceituadas de equipamentos profissionais de som – TORAU. 


Entre os músicos do IASP, destaque para os alunos Lucas Martins (violino), Ronnie Zanella (violino), Rennan Lindemute (violoncelo) e os professores Sebastião Junior (piano), Luci Perla (violino) e Meire Araujo (viola).

Ópera perdida de Vivaldi é restaurada após 284 anos



Após 284 anos perdida, a obra “La Unione della Pace e di Marte", do compositor Antonio Vivaldi (1678-1741) foi restaurada e apresentada. A reestréia mundial aconteceu ontem, 4 de julho na abertura do Festival de música barroca em Praga. No entanto, a obra só havia sido executada uma única vez no ano de 1727, quando o rei francês Luís 15 comemorou o nascimento de suas filhas gêmeas Louise Elisabeth e Anne Henriette.

Tecnicamente, da tal “serenata” só restauram os seus libretos – folheto importante que contêm os diálogos e a história da peça, já que estes haviam sido distribuídos ao público.

Para o maestro, compositor e cravista Ondrej Macek, responsável pela restauração, disse as agências de notícias que a partitura desta peça musical não foi encontrada e por isso, teve que ser recontruída a partir de melodias que aparecem em outras óperas de Vivaldi.

"Lendo o libreto pela primeira vez, constatei que muitas melodias não me eram desconhecidas. Como o compositor não tinha muito tempo para criar esta serenata, logicamente utilizou trechos de outras óperas", afirma o especialista em música barroca.

A serenata “L'Unione della Pace, e di Marte” será executada pelo grupo internacional Hof-Musici em várias ocasiões. O grupo segue com esta apresentação até meados de outubro. Confira http://www.hofmusici.cz/cs/kalendar 
Como muitos dos compositores de sua época, Vivaldi frequentemente reaproveitava árias para serem usadas em diferentes óperas. A partir dessa constatação e de seu conhecimento da obra de Vivaldi, o músico tcheco Ondrej Macek reconstruiu "La Unione della Pace e di Marte".

Para ele, a reconstrução da ópera foi uma grande aventura e que existem muitas outras obras de Vivaldi "esperando para serem redescobertas", já que há muitos libretos do compositor guardados em arquivos, à espera de mais estudos sobre eles.

Em 2008, Macek já havia reconstruído outra obra de Vivaldi, “Argippo”, que havia sido lançada em 1730 e ficado 278 sem ser tocada ao público.

domingo, 3 de julho de 2011

Sai a lista dos vencedores do Concurso Internacional Tchaikovsky 2011

Por Meire Araujo

A lista saiu. E os vencedores do 14º Concurso Internacional Tchaikovsky 2011 em Moscou já podem comemorar. Infelizmente não houve representatividade sul-americana no resultado final do concurso, entretanto, o juri foi reforçado com a presença de um brasileiro muito talentoso, o violoncelista Antonio Meneses. 

Ontem, foi apresentatado uma palhinha do concerto final. O espetáculo realizado no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, foi disponibilizado via internet. A transmissão ao vivo, aconteceu na madrugada de sexta para sábado (02/07). Por volta das 1h da manhã. A regência do evento foi de Gergiev.

Confira a lista e assista os melhores momentos do concurso

Piano

1st Prize: Daniil Trifonov (Russia)

2nd Prize: Yeol Eum Son (South Korea)

3rd Prize: Seong Jin Cho (South Korea)

4th Prize: Alexander Romanovsky (Ukraine)

5th Prize: Alexei Chernov (Russia)


A pianista Yeol Eum Son (Coréia do Sul) alcançou o segundo lugar

Cello

1st Prize: Narek Hakhnazaryan (Armenia)

2nd Prize: Edgar Moreau (France)

3rd Prize: Ivan Karizna (Russia)

4th Prize: Norbert Anger (Germany)

5th Prize: Umberto Clerici (Italy)


O cellista Narek Hakhnazaryan (Armenia) alcançou o primeiro lugar

Violino

1st Prize: not awarded

2nd Prize: Sergey Dogadin (Russia)

2nd Prize: Itamar Zorman (Israel)

3rd Prize: Jehye Lee (South Korea)

4th Prize: Nigel Armstrong (USA)

5th Prize: Eric Silberger (USA)

   
 O russo Sergey Dogadin, no violino com apenas 22 anos


Vozes Femininas

1st Prize: Sun Young Seo (South Korea)

2nd Prize: not awarded

3rd Prize: Elena Guseva (Russia)

4th Prize: not awarded


Vozes Masculinas

1st Prize: Jong Min Park (South Korea)

2nd Prize: Amartuvshin Enkhbat (Mongolia)

3rd Prize: not awarded

4th Prize: not awarded

E mais uma vez a Apple sai na frente


Steve Jobs apresentou no dia 06 de junho o novo serviço da Apple  - iCloud. O tal dispositivo promete armazenar arquivos (músicas e fotos, por exemplo) e permite o acesso deles do computador ou de um aparelho móvel, como o iPhone ou o iPad. A versão ainda está em testes e só será lançado oficialmente no mês de setembro nos EUA.


De acordo com o presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, o iCloud vai "substituir o computador como eixo principal da vida digital das pessoas".

A Apple não deu ainda detalhes de como o serviço funcionará fora dos EUA. Entretanto o usuário poderá acessar e alterar seus arquivos no iPad, no iPhone, no iPod Touch, no Mac ou no PC sem precisar transferi-los manualmente de um aparelho para outros -eles ficarão armazenados nos servidores da Apple e acessíveis on-line.

A principal diferença em relação aos serviços oferecidos pelo Google, por exemplo, é que a Apple fechou acordo com grandes gravadoras, o que permite que os usuários consigam ouvir suas músicas de qualquer aparelho com o iCloud -desde que comprados na loja virtual iTunes.

A vantagem, diz Jobs, em uma clara cutucada no Google e na Amazon, é que em minutos o usuário tem as suas músicas disponíveis nos seus aparelhos.

Nos rivais, segundo o executivo, isso leva "semanas". Isso porque, como Google e Amazon -que lançaram no mês passado serviço para armazenar música- não têm acerto com gravadoras, o usuário tem que enviar seus arquivos para os servidores das empresas.

Os arquivos que não foram comprados da Apple -piratas ou baixados do CD para o computador, por exemplo- só poderão ir "para as nuvens" se o usuário assinar o serviço iTunes Match, por US$ 24,99 anuais (R$ 40).

Caso a música não faça parte do acervo da Apple, existe a possibilidade de enviá-la para os servidores da companhia para poder acessá-las em diversos aparelhos.
Segundo o "Wall Street Journal", a Apple vai ficar com 25% dos US$ 24,99 (US$ 6,25), enquanto o restante fica com as gravadoras e com os editores de música.


SISTEMA OPERACIONAL

O iCloud vai ser lançado oficialmente com as novas versões dos sistemas operacionais para Mac e para iPad, iPhone e iPod Touch.

Uma das novidades é que o serviço facilita o acesso ao Twitter e ao Facebook pelos aparelhos móveis.
 
Fonte: Folha de S. Paulo.

O Cristo Redentor comemora de braços abertos



O Cristo Redentor do Corcovado do Rio de Janeiro – uma das sete maravilhas do mundo moderno conhecida internacionalmente – completará 80 anos no dia 12 de outubro em 2011.

E até lá, ganha festa à sua altura, com uma programação vasta e única. Será um calendário repleto de festividades, abrangendo diversos setores culturais como música, moda, gastronomia, artes plásticas, dança, esportes, educação, entre outros. O Cristo Redentor, os cariocas e seus inúmeros admiradores ao redor do mundo merecem a melhor festividade e o maior planejamento temático da história do país.

O pontapé inicial já foi dado no dia 01 de março com a inauguração da nova iluminação do Cristo, tornando-o uma obra super sustentável. Agora, ao olharem pro céu à noite, os cariocas e os visitantes de todos os lugares do mundo se maravilham com a iluminação formada por 300 projetores de tecnologia LED de última geração – que não contêm metais pesados em sua composição – e iluminam a estátua de seis pontos diferentes e uma combinação impressionante de mais de mil cores. E o melhor de tudo: o consumo, que antes era equivalente a 40 chuveiros elétricos residenciais, agora corresponde a não mais que dois chuveiros elétricos apenas, com uma economia de 95% em relação às lâmpadas antigas.

O projeto prossegue agora com um concurso musical para escolha da música-tema inédita deste aniversário, com enfoque no Cristo Redentor e sua sintonia com a cidade do Rio de Janeiro, sua natureza, beleza e povo acolhedor.

A música deverá ser em língua portuguesa e de qualquer gênero. Podem participar compositores, poetas, cantores ou intérpretes maiores de 18 anos de qualquer nacionalidade. Cada compositor poderá inscrever, individualmente ou em parceria, até duas composições, mas em caso de classificação, apenas uma música poderá ser escolhida. As composições deverão ser inéditas, com duração máxima de 4 minutos.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Podem ser feitas através da ficha de inscrição disponível no site www.cristo80anos.org.br e se encerrarão em 05 de agosto de 2011.

Dentre todas as composições inscritas serão selecionadas 20 semifinalistas. A seleção será feita pela comissão julgadora do festival, composta por nomes reconhecidos no meio musical. As semifinais estão programadas para os dias 29 e 30 de agosto no Teatro Tom Jobim e a final no dia 31 do mesmo mês, também neste teatro.

O compositor da primeira música colocada receberá o prêmio de R$ 10.000,00 (dez mil reais) e um troféu. Já o segundo lugar receberá o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) e o terceiro R$ 2.000,00 (dois mil reais).

Além disso, a música vencedora, escolhida como tema dos 80 anos, participará, com o mesmo intérprete da final, do show comemorativo dos 80 Anos do Cristo no dia 12 de outubro de 2011, na Praia de Copacabana. O Show da Paz, como foi batizado, será em frente ao Copacabana Palace, com participação de um coral de 800 vozes, ballet coreografado por Caio Nunes, grandes nomes da música brasileira e, ainda, uma atração internacional.

Estará também no registro deste show histórico, que será gravado e lançado nos formatos CD, DVD e blu-ray.

A produção – Cristo 80 Anos

A concepção e direção geral das comemorações dos 80 Anos do Cristo Redentor são de Eduardo Maruche, da GLP Marketing, que traz na bagagem vários eventos culturais como o show Coisa de Jorge em homenagem a São Jorge na Praia de Copacabana, onde reuniu 200 mil pessoas em 2007, com Jorge Aragão, Jorge Vercillo, Jorge Mautner e Jorge Ben Jor – que depois saiu em CD ao vivo e DVD pela EMI Music –, o festival Rock de Todos os Tempos no HSBC Arena em 2008 com Capital Inicial, Biquini Cavadão, Detonautas e Strike, além de produzir shows de Maria Rita no Vivo Rio e Via Funchal (SP), entre outros. Na área internacional trouxe Alanis Morrissette, Isa TKM e Information Society. Outro destaque é o evento Marcha Mundial pela Paz e pela Não Violência realizado em 2009 aos pés do Cristo Redentor, com participantes do mundo inteiro.

Saiba mais. Acesse o link: http://www.cristo80anos.com/concurso_musica.html e participe!




PROGRAME-SE EM SP

Fundada por David Liebman, a IASJ acontece anualmente em diferentes países



Estréia hoje em São Paulo a  21ª edição do IASJ – International Association of Schools of Jazz  e vai até o dia 8 de julho. 

Fundada pelo saxofonista, compositor e educador David Liebman, a IASJ – International Association of Schools of Jazz (Associação Internacional de Escolas de Jazz) visa reunir escolas de música para troca de informações pedagógicas, musicais e a realização de parcerias e convênios entre as instituições.

O encontro acontece na Faculdade de Música Souza Lima, e conta com a participação de 35 escolas de várias partes do mundo: Europa, Ásia, África, América do Sul e América do Norte. Cada escola será representada por um professor, um administrador e um aluno.

Durante o evento serão ministradas aulas intensivas sobre música brasileira, práticas de bandas de jazz, masterclasses de instrumentos, reuniões pedagógicas, jam sessions e shows de professores, alunos e convidados.

Para abertura do congresso, concerto com o saxofonista David Liebman, o violonista e compositor Guinga e o saxofonista Marcelo Coelho como convidado especial, no dia 02 de julho. A programação inclui também show da banda Regra de Três, formada pelo guitarrista Lupa Santiago, o baterista Bob Wyatt e o baixista Sizão Machado, em 07 de julho; e do grupo MC4+, composto por Marcelo Coelho, (saxofone), Lupa Santiago (guitarra), Edu Nali (bateria), Jorginho Neto (trombone), Caio Slonzon (contrabaixo) e Emílio Martins (percussão), no dia 08 de julho. As três apresentações acontecem no Centro Cultural de São Paulo, às 19hs, com entrada franca. Os ingressos devem ser retirados entre 05 e 07 de julho, das 10 às 22 horas e em 08 de julho das 10 às 19 horas.

O evento traz ainda dois concertos no Cine Teatro Paineiras com os estudantes do congresso, nos dias 7 e 8 de julho, às 21 horas. Entre as diversas jam sessions destacam-se: no Centro Cultural Rio Verde, em 03 de julho, e no dia 06, no Ao Vivo Music Bar, também às 21 horas. Os músicos confirmados são: Ronan Guilfoyle, Michael Kuettner, Rory Stuart, Karlheinz Miklin, Dimos Dimitriadis, Bill Warfield, Marcelo Coelho, Lupa Santiago e Carlos Ezequiel. Em 8 de julho, às 12 horas, é a vez do compositor, cantor e violonista Filó Machado se apresentar no congresso, desta vez no SL Music Hall. Todas as apresentações são abertas ao público e estarão sujeitas à bilheteria do local.

A IASJ surgiu em 1989 e é uma das mais importantes associações de jazz existentes no mundo pela variedade de escolas participantes. A reunião acontece anualmente em diferentes países e já passou pela Holanda, Estados Unidos, Suíça e Itália.

A Faculdade de Música Souza Lima faz parte do Souza Lima Ensino de Música, que possui reconhecimento internacional e está há mais de 30 anos no mercado. A Faculdade Internacional Souza Lima & Berklee, curso de transferência de créditos para a Berklee College of Music, em Boston, Estados Unidos também integra a instituição e dá ao Souza Lima o título de única representante da universidade norte-americana do Brasil.

Serviço


21º IASJ – International Association of Schools of Jazz


03/07 – domingo
10h: Abertura oficial do IASJ*
11h: Audição para alunos e professores*
15h: Ensaio*
17h30: Reunião geral*
Local: SL Music Hall

21h: Jam Session (grátis)
Local: Centro Cultural Rio Verde

04/07 – segunda-feira
10h: Reunião de participantes*
10h30: Aula intensiva: Fraseado na Música Brasileira com Antônio Adolfo*
11h30: Masterclass de instrumento*
15h: Ensaio*
21h: Concerto de professores e participantes (grátis)
Local: SL Music Hall

05/07 – terça-feira
10h: Reunião de participantes*
10h30: Aula intensiva: Choro: Conceitos Básicos de Interpretação e Improvisação com Pedro Ramos*
11h30: Masterclass de instrumento*
15h: Ensaio*
Local: SL Music Hall

06/07 – quarta-feira
10h: Ensaio*
Local: SL Music Hall
21h: Jam Session com participantes do congresso (Preço: R$ 40,00)
Local: Ao Vivo Music Bar

07/07 – quinta-feira
10h: Reunião de participantes*
10h30: Aula intensiva: Ritmos Afro-brasileiros com Emílio Martins*
11h30: Masterclass de instrumento*
15h: Ensaio*
16h: Assembleia geral do congresso*
Local: SL Music Hall

19hs: Show com Regra de Três (grátis)
Local: Centro Cultural de São Paulo
Retirada de ingresso antecipadamente na bilheteria do local


21h: 1º Concerto de alunos participantes (grátis)
Local: Cine Teatro Paineiras
Retirada de ingressos na portaria social do clube


08/07 – sexta-feira
10h: Reunião de participantes*
10h30: Intensivo com David Liebman: Evolução do encontro e conclusões finais. Participação especial: Felipe Salles*
12h: Show com Filó Machado (grátis)
15h: Concerto dos alunos participantes do 1º concerto (grátis)
Ensaio para alunos do 2º concerto*
16h: Coquetel de despedida*
Local: SL Music Hall


19hs: Show com MC4+ (grátis)
Local: Centro Cultural de São Paulo
Retirada de ingresso antecipadamente na bilheteria do local

21h: 2º Concerto de alunos participantes (grátis)
Local: Cine Teatro Paineiras
Retirada de ingressos na portaria social do clube

(*) Somente para participantes do congresso


Endereços:


Ao Vivo Music Bar


Rua Inhambú, 229 - Moema – SP/SP


Telefone: 11 5052-0072


www.aovivomusic.com.br

Centro Cultural Rio Verde


Rua Belmiro Braga, 181 – Vila Madalena – SP/SP


Telefone: 11 3459-5321

www.centroculturalrioverde.com.br


Centro Cultural de São Paulo


Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – SP/SP


Telefone: 11 3397-4002


www.centrocultural.sp.gov.br


SL Music Hall - Faculdade de Música Souza Lima


Rua José Maria Lisboa, 745 – Jardins – SP/SP


Telefone: 11 3884-9149


www.souzalima.com.br


Cine Teatro Paineiras – Clube Paineiras


Av. Dr. Alberto Penteado, 605 – Morumbi – SP/SP


Telefone: 11 3779-2000


www.clubepaineiras.com.br

Site do evento: www.souzalima.com.br/iasj